Baixada Santista receberá R$ 5,3 bilhões em obras

11/08/2011

Governador anunciou criação de um túnel que irá ligar Santos à cidade de Guarujá

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 11 de agosto, investimentos que somam R$ 5,3 bilhões para a Baixada Santista. A verba será aplicada em várias frentes, principalmente em Educação, Turismo, Saúde, Transportes e Segurança Pública. O anúncio foi feito em Santos, durante plenária que marcou a apresentação da Agenda Metropolitana da Baixada Santista, com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, além de outros 18 secretários de Estado e dos nove prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Para os transportes, Alckmin anunciou R$ 1,3 bilhão em investimento nas obras do túnel que irá ligar Santos à cidade de Guarujá. "Esta ligação seca é uma luta de 70 anos. O túnel se mostrou a melhor alternativa porque reúne todas as condições: pedestre pode passar, ciclovia, ciclista, automóvel, ônibus, se quiser também caminhão, inclusive o previsto VLT", afirmou. O governador também falou sobre a implantação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) na Baixada, com a operação do transporte por meio de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), para o qual serão destinados R$ 660 milhões.

Foram anunciadas ainda obras de modernização e ampliação do trecho da SP-160 (Rodovia dos Imigrantes), na região de Cubatão, e construção de viadutos na região de São Vicente. Saiba mais sobre as novas obras.

Secretário Paulo Alexandre Barbosa durante assinatura de convênio com a Agem

Dentre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o governador anunciou o restauro da Hospedaria dos Imigrantes. O projeto executivo será feito pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), ligada à Universidade de São Paulo (USP). O local irá abrigar a Faculdade de Tecnologia (Fatec), hoje instalada nas dependências da Escola Técnica (Etec) Escolástica Rosa. O projeto ficará pronto em janeiro de 2012 e as obras têm prazo de três anos para conclusão.

A Etec de Guarujá também contará com um novo prédio. A prefeitura ofereceu um terreno de 9 mil m² para a construção de um edifício próprio para a Etec do município, que atualmente ocupa um imóvel alugado e de espaço limitado para a ampliação do número de cursos.

Novos convênios
Durante a plenária, o secretário Paulo Alexandre Barbosa assinou convênio com a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) para a elaboração do Plano Diretor Estratégico Metropolitano. O valor total do estudo será de R$ 661.500,00, sendo R$ 529.200 da SDECT e R$ 132.300 de contrapartida da Agem. Além disso, foram assinados cinco termos de adesão ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Com a medida, os municípios de Cubatão, Bertioga, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe começam a se preparar para receber o sistema on-line que agiliza o processo de licenciamento de empresas. Saiba mais sobre o SIL.