Audiência na SDECTI reúne lideranças do Consulado Finlandês

08/05/2014

Audiência na SDECTI reúne lideranças do Consulado FinlandêsO secretário em exercício, Nelson Baeta Neves, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra, e o diretor da Investe São Paulo, Sergio Costa, receberam nesta quinta, (08/05), o cônsul-geral honorário da Finlândia,  Jan Jarne, e o coordenador de projetos Jere Pitkänen. Durante o encontro, os líderes falaram sobre a implantação de novos empreendimentos no Estado.

Na reunião, ficou estabelecida a oportunidade de ambas as partes apresentarem propostas de investimento e infraestrutura, de modo que as ações deem credibilidade aos novos projetos e fortaleçam ainda mais algumas parcerias já existentes entre Brasil e Finlândia.

Na oportunidade, o subsecretário  detalhou o financiamento das esferas federal e estadual em 27 institutos de pesquisas e também explicou sobre as ações da Pasta voltadas à inovação, que incluem os Centros de Pesquisa e Inovação e os 28 Parques Tecnológicos. “O parque oferece o intercâmbio científico, tecnológico e cultural entre as empresas instaladas no empreendimento, além da interação entre universidades e pesquisadores”, acrescenta Cintra.

Já o cônsul Jarne, considerou a importância dos dois países em manter um intercâmbio científico e mercadológico com os polos de tecnologia de São Paulo. “Essa relação é fundamental para que mais empresas filandesas se instalem no Estado.”
O secretário Nelson Baeta se dispôs a apresentar os futuros planos de ação da Secretaria e oferecer o suporte necessário para o avanço de qualquer negociação.

Sobre a Secretaria

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) trabalha para promover o crescimento econômico sustentável, aprimorar os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica e estimular a inovação no Estado de São Paulo, com políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda e ao aumento do empreendedorismo e da competitividade do setor produtivo.

A Secretaria tem como seus principais eixos de atuação a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para o Estado; ações em ciência, tecnologia e inovação; implantação de parques tecnológicos; iniciativas de fomento a Arranjos Produtivos Locais (APLs); instalação de incubadoras de empresas e espaços empresariais; além de projetos nos setores de bioenergia, petróleo e gás natural.