Atos agressivos e violência contra crianças na educação infantil

19/02/2014

Fonte: UNESP

O artigo 'ATOS AGRESSIVOS E VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: análise de pesquisas do período 2000 a 2011', de Flaviana OLIVEIRA-DE-CARVALHO e Ana Maria Monte Coelho FROTA, foi publicado na LEVS - Revista do Laboratório de Estudos da Violência e Segurança da Unesp de Marília.

Resumo

Na maioria das pesquisas sobre agressões e violências em instituições educacionais, são os jovens, agressores ou vítimas, que atraem a maioria dos olhares (ABRAMOVAY, 2005; CHARLOT, 2002, 2005; SPOSITO, 2001).
Neste trabalho, investigamos a produção nacional do período de 2000-2011, realizada na área de Educação Infantil, tentando captar pesquisas que focaram na expressão de atos agressivos, detendo-se na prática de agressão de docentes contra as crianças.

Procedemos a um levantamento bibliográfico usando o mecanismo de busca das palavras-chave 'relação professor/aluno', 'interação, 'violência', 'agressão', 'afetividade' e 'afeto, nos sites da ANPEd, da SBPC e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Dos 676 trabalhos encontrados na área apenas um trata especificamente de violência e atos agressivos praticados por professores.

Autores

Flaviana da Silva Oliveira, mestranda em Educação Brasileira (Faculdade de Educação/UFC), sob a orientação da Professora Dra. Ana Maria Monte Coelho Frota. Bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
E-mail: flavi.ana@msn.com

Ana Maria Monte Coelho Frota, Prof.ª Associada II do Curso de Economia Doméstica e do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.
E-mail: anafrota@ufc.br

Artigo completo disponível em