Atividades na Unesp discutem os 50 anos do Golpe de 1964

03/02/2014

Fonte: UNESP

Passados 50 anos do Golpe Militar de 1964, que impôs um regime ditatorial durante 21 longos anos, o Brasil ainda não recuperou totalmente essa história ocultada e nem seu legado cultural de autoritarismo e violência que persiste em muitos setores do Estado brasileiro.

Com diversas iniciativas de órgãos governamentais - como a Comissão Nacional da Verdade -  e da sociedade  civil, a nação vem resgatando e reescrevendooficialmente esta página infeliz da nossa história para que isso  nunca mais aconteça em nosso país.

Somando-se a este projeto nacional, a Unesp - Universidade Estadual Paulista (PROEX - Pró-reitoria de  Extensão , OEDH - Observatório de Educação em Direitos Humanos, CEDEM - Centro de Documentação e Memória) –, e o Memorial da América Latina, o Memorial da Resistência de São Paulo, o Núcleo de Preservação da Memória Política, a Fundação Perseu Abramo, o Instituto Valdimir Herzog e outros realizam no mês de abril de 2014 o evento Golpe militar – 50 anos: memória, história e direitos humanos.

As atividades ocorrerão em São Paulo e em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, sob a  coordenação de Unidades da Unesp. Estão previstas ações em SÃO PAULO, ARARAQUARA,  ASSIS, BAURU ,  BOTUCATU, ILHA SOLTEIRA, MARÍLIA , PRESIDENTE PRUDENTE, REGISTRO, RIO CLARO e SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
Esta Jornada de atividades visa proporcionar à população em geral, e em especial às novas gerações, um  momento de reflexão sobre a memória da resistência política contra a violência estatal que deixou milhares de vítimas e uma herança cultural de arbítrio e violações dos direitos humanos individuais e coletivos.

Somente com o resgate da memória, da autocrítica e da cidadania ativa, pode-se construir uma democracia social e participativa capaz transformar estruturas sociais para superar a miséria, a pobreza e outras formas  de desigualdades e exclusão na sociedade brasileira.

Informações sobre a programação de cada cidade: http://www.unesp.br/portal#!/observatorio_ses.