Assinatura de convênios com Bastos e Rincão

28/06/2010

Assinatura de convênio libera recursos para instalação da Casa do Mel de Bastos

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida, assinou nesta segunda-feira, 28 de junho, convênios para liberação de recursos que serão investidos na criação da Casa do Mel, no município de Bastos, e do Centro de Formação de Empreendedores Confeccionistas (Cefec), em Rincão. A cerimônia de assinatura foi feita na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento e contou com as presenças das prefeitas Virginia Pereira da Silva Fernandes (Bastos) e Therezinha Ignez Servidoni (Rincão).

Casa do Mel de Bastos
O projeto da Casa do Mel de Bastos será implantado e gerido em parceria com a prefeitura e a Associação Bastense de Apicultores e Criadores de Abelhas Melíficas (Abacamel). No total, o convênio prevê um investimento de R$ 89,5 mil para a instalação da unidade. Desse montante, R$ 49,7 mil serão destinados pela Secretaria de Desenvolvimento para a compra de equipamentos. Caberá aos outros parceiros a disponibilização e a adaptação do local.

A Casa do Mel funcionará em um imóvel localizado na seção União – área rural da cidade – como uma unidade para a extração do mel produzido pelos apicultores da Abacamel, em um ambiente sanitariamente adequado. O local será também um centro de capacitação de produtores, que poderão desenvolver suas atividades enquanto empresa e ter a oportunidade de comercializar o produto com valor agregado. A previsão é que as atividades tenham início ainda em 2010.

Município de Rincão terá incubadora para empresas do setor de confecção

Cefec de Rincão
O Centro de Formação de Empreendedores Confeccionistas de Rincão funcionará como uma incubadora de empresas, que garantirá a formação e a sustentação de empreendimentos confeccionistas para integrar a cadeia de fornecimento da indústria de confecções da região de Araraquara. O projeto pretende abrigar inicialmente 120 iniciativas, entre cooperativas de trabalhadores, MEIs e micro e pequenas empresas.

No total, o convênio prevê um investimento de R$ 68,5 mil para a implantação do projeto. Desses, R$ 31,6 mil serão destinados pela Secretaria de Desenvolvimento para compra de equipamentos. O restante será contrapartida da prefeitura para adequação do local. A unidade será instalada na antiga sede do Sindicato dos Ferroviários, na rua Américo Michelon, 130 – Vila Fepasa, e deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2010.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Os investimentos na criação da Casa do Mel de Bastos e do Cefec de Rincão fazem parte do Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais. Os APLs concentram geograficamente micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Em todo o Estado, existem 24 Arranjos Produtivos Locais e 22 aglomerados produtivos. Os APLs somam 14,5 mil empresas, responsáveis pela geração de cerca de 350 mil postos de trabalho. Em 2010, o programa prevê a aplicação de R$ 4,5 milhões da Secretaria de Desenvolvimento diretamente nas cadeias produtivas.