Assinado convênios para FATEC e ETEC

03/04/2008

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, assinou nesta quinta-feira (03/04), convênios para a instalação de novas ETECs (Escolas Técnicas) e FATECs (Faculdades de Tecnologia) em dois municípios do Vale do Paraíba. As unidades serão implantadas em Taubaté e São José dos Campos.

Goldman, acompanhado da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, iniciou as visitas pela cidade de Taubaté, onde forma recebidos pelo prefeito Roberto Pereira Peixoto. A assinatura do primeiro convênio entre o Centro Paula Souza e a prefeitura municipal de Taubaté comtemplou a instalação de uma FATEC, na área de eletrônica.

O secretário de Desenvolvimento, em seu discurso, disse que a nova unidade de Taubaté faz parte do projeto de ampliação das Fatecs, que pretende aumentar o atual número de 39 para 52 unidades até 2010.

Roberto Peixoto, salientou a importância da parceria e bom relacionamento com o governo estadual: “Esse convênio assinado hoje mostra a preocupação que nós temos em sempre visar a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade”.

A superintendente do Centro Paula Souza falou sobre o processo seletivo e um possível segundo curso. "O primeiro curso da Fatec será de eletrônica automotiva, que oferecerá 80 vagas divididas nos períodos da tarde e noite. O vestibular está previsto para novembro, mas pode ser adiado caso as obras não fiquem prontas. Existe a possibilidade do segundo curso ser de Projeto de Manutenção e Montagens de Equipamentos Médicos Hospitalares, isso já foi demandado pelo município e é um estudo que nós vamos fazer", disse Laganá.

Logo após a visita à prefeitura de Taubaté, o vice-governador Alberto Goldman seguiu com a comitiva para São José dos Campos onde assinou um convênio com o Prefeito Eduardo Cury, para a implantação de uma ETEC e ampliação da Fatec já existente na cidade.

A nova unidade, que deve iniciar as aulas no segundo semestre de 2008, oferecerá Ensino Médio com 120 vagas no período da manhã e mais 240 vagas no Ensino Técnico, divididos em três cursos (Administração, Automação Industrial e Informática).

“Aqui em São José dos Campos, além da ampliação da Fatec, nós teremos a construção de uma ETEC, em São Sebastião faremos uma Fatec e uma Escola Técnica e em Ubatuba uma Escola Técnica também. Portanto, o atendimento passa a ser bastante expressivo em todo o Vale e litoral norte do Estado de São Paulo. Isso é Fundamental para o desenvolvimento da região e fundamental para o Estado de São Paulo”, disse Goldman.