carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Assentados terão formação em Geografia



02/01/2007

No No próximo dia 10 de janeiro a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente, recebe a primeira turma de graduandos do curso de Geografia para assentados das regiões Sul e Sudeste do País.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a UNESP, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), da FCT, e visa a formação de licenciados e bacharéis para atuarem como educadores dos assentados e também como pesquisadores.

Com duração de cinco anos, uma parte do curso, 2.885 horas, será ministrada em sala de aula. Os universitários também terão 720 horas de aulas no campo, junto à comunidade de assentados.

Nos meses de janeiro e fevereiro as atividades serão desenvolvidas na FCT, e em julho, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP). A primeira etapa vai até o dia 17 de fevereiro. Os 60 alunos foram selecionados pela Fundação para o Vestibular da UNESP (Vunesp), dentro dos assentamentos.

Segundo o coordenador, o geógrafo Antonio Thomaz Júnior, do departamento de Geografia da FCT, o curso é uma excelente oportunidade de inserção dos trabalhadores camponeses envolvidos na luta pela terra e pela reforma agrária no sistema educacional público. “O projeto vem ao encontro de uma demanda existente nos assentamentos, haja vista que apenas 1,3% das 524.868 famílias assentadas no País possui membros matriculados em curso superior, dos quais 45,6% estão inseridos na área da Pedagogia”, assinala.

Fonte: Portal Unesp - Estevan Leopoldo de Freitas Coca (Bolsista Proex / Portal Universia / FCT)

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo