carregando...

Notícias

Notícias

Arquivo Público do Estado de São Paulo lança e-books com acesso gratuito



02/12/2014

Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Livros eletrônicos abordam capítulos importantes da história do Brasil e de São Paulo (Divulgação)O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizará, no próximo sábado, 6 de dezembro, dois novos livros eletrônicos com acesso gratuito: Brasileiros e Brasilianistas - Novas Gerações e Novos Olhares e Memória Histórica da Capitania de São Paulo - Edição e Estudo.
 
A obra Brasileiros e Brasilianistas - Novas Gerações, Novos Olhares reúne os anais do seminário homônimo realizado em 2012 em homenagem à historiadora paulistana, Emilia Viotti da Costa. O e-book apresenta o diálogo acadêmico entre brasileiros e brasilianistas sobre diferentes temáticas da história do Brasil. 

Foram publicados nove dos dez trabalhos apresentados no seminário. Quatro deles são conferências proferidas por pesquisadores da Brown University e da University of Maryland, nos Estados Unidos, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Também há conteúdo de três mesas-redondas: São Paulo e o Século XIX, Cultura e Consumo e Da Ditadura à Democracia, com participação de representantes do Museu Paulista, da Northern Illinois University, da New York University e da Montclair State University, nos Estados Unidos, além da USP.

A obra Memória Histórica da Capitania de São Paulo: Edição e Estudo, de Renata Ferreira Costa, é resultado da dissertação de mestrado da autora em Filologia e Língua Portuguesa na USP, concluída em 2007 e realizada com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 
A publicação traz informações sobre o contexto histórico, cultural e linguístico do Brasil do século 18, época em que foi publicada a Memória Histórica da Capitania de São Paulo. Também contém a edição semi diplomática ou transcrição paleográfica da obra, produzida pelo então escriturário da Secretaria do Governo de São Paulo, Manuel Cardoso de Abreu (1750-1804).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo