Araraquara terá estudo para a implantação de Centro de Inovação

27/12/2013

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência , Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, assinou nesta sexta-feira, (27/12), na sede da Secretaria, um convênio, que prevê a liberação de recursos para a realização de estudo de viabilidade econômica, financeira e plano de negócio para a instalação de Centro de Inovação Tecnológica no município de Araraquara. No valor de R$ 150 mil, o levantamento será executado em oito meses.

De acordo com Rodrigo Garcia, o documento assinado hoje é o embrião para a implantação do futuro empreendimento. “Após o diagnóstico da situação econômica local e  das principais cadeias produtivas, o estudo detalhado identificará as atuais necessidades e dificuldades  para a concretização do Centro, que deverá contar com laboratórios de base tecnológica, serviços de suporte para certificação de qualidade e inovação dos produtos”, completa.

Em última visita à sede da Pasta, o prefeito Marcelo Barbieri destacou que o futuro Centro de Inovação será voltado para os setores ferroviário, têxtil, metal mecânico e de fármacos. “Com mais de 200 mil habitantes, o município é um dos polos regionais mais importantes do Estado, com vocação para esses segmentos”, explicou.

Centro de Inovação Tecnológica
O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se também em um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado de São Paulo e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.