Araraquara recebe Feira Regional de Arte e Artesanato

06/11/2014

Fonte: Prefeitura de Araraquara

Feira regional de artesanato ocorre nos dias 08 e 09 de novembro (Divulgação)A Secretaria Municipal da Cultura e Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), com o apoio do Departamento autônomo de água e Esgotos (Daae) e dos supermercados 14, promovem a Feira Regional de Arte e Artesanato. O evento, que tem entrada gratuita, será realizado na Praça do Daae, Fonte Luminosa, nos dias 08 e 09 de novembro, das 9h às 20h.

Diversos artesãos de Araraquara e região, cadastrados na Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), participam do evento, com muitas novidades para o final do ano. Uma grande variedade de produtos será comercializada: crochê, tricô, cartonagem, patchwork, enfeites, bijuterias, decoração, prataria, bordados, quadros, entre outros. É aguardada a participação de aproximadamente 50 expositores. De acordo com a organização, haverá representantes das seguintes cidades: Araraquara, Barra Bonita, Américo Brasiliense, Jaú, Matão, Bauru, Agudos e Lençóis Paulista.

Artesãos
A artesã Maria Luzinete Silvestre Santos, moradora do bairro Santa Clara em Araraquara, também acredita que a Feira será positiva. “A turma vai para passear e conhecer os produtos”. Ela já participa do Choro e também da Feira Noturna da Estação, com sua produção em crochê, pintura e barbante. Uma grande variedade de produtos para casa – como caminho de mesa, guardanapo, passadeira, jogo de banheiro – faz parte da produção de Luzinete, que têm opções bem em conta para as lembrancinhas de final de ano. “Tenho toalha de mão a R$ 6,00, além de várias opções por R$ 10,00”, conta.

A artesã Débora Luciana de Souza, do Centro de Araraquara, associou-se a Sutaco a semana passada e está acelerada em sua produção para ter um bom número de peças para apresentar ao público. Trabalhando com pano, cria guardanapos, toalhas, caminhos de mesa, almofadas – entre outros. Ainda, com reciclado, foca na produção de vasinhos e brinquedos. “Faço tudo a mão, peça por peça! São peças únicas feitas com a técnica da patch colagem”, revela. As camisetas infantis, em boa malha, saem por R$ 50,00. Mas Débora avisa que levará peças para todos os tipos de bolsos: “tem vasinho feito com vidro reciclado de esmalte, com flor seca, por apenas R$3,00”.

O casal Jesuel Lorenço Fernades e Luiza Antônia de Paula, de Américo Brasiliense, vem para o evento trazendo brinquedos em madeira. Jesuel conta que começou com o artesanato depois que se aposentou. “Antes eu até fazia, mas era diferente. Comecei para valer mesmo depois da aposentadoria e é uma coisa que me desestressa”, revela.

Em sua produção constam piões, caminhões, carrinhos e outros brinquedos em madeira. “Gosto de brinquedos que têm movimento”, diz, lembrando que comercializa peças na madeira “natural” ou pintadas com tinta látex. “Criança gosta muito de cor azul, laranja, vermelho, amarelo... então tenho peças pintadas com cores fortes. Mas tenho peças rústicas também, que não são polidas”, explica.

Toda a madeira usada em seu trabalho vem do reciclado. “Uso um pouco de tudo: guarda-roupa, pallet, cama, cabo de vassoura... é o que eu encontro”, conta não perdendo de vista a preocupação ecológica. Jesuel pode levar até um dia para produzir uma peça, “dependendo do tamanho e da dificuldade”. Se a peça é mais simples, pode render cinco ou seis dela num dia. Com peças no valor entre R$ 5 (pião ou moleque de apertar, por exemplo) a R$ 45 (trenzinho com 3 vagões), Jesuel e Luiza torcem para a Feira ser sucesso. “Vai ser a primeira na cidade, estamos ansiosos e confiantes, já que freqüentamos as feiras na região há 15 anos e inclusive expomos semanalmente no Choro das Águas. Agora vai ser muito bem ter uma Feira Regional aqui”, aposta.

De acordo com Milton Najm, gerente da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa e organizador do evento, a Feira Regional era uma solicitação dos artesãos junto à Secretaria Municipal da Cultura. “Este ano conseguimos realizar com uma programação variada que vai deixar os artesãos e a população bem satisfeitos, vale visitar e conferir a criatividade desses artistas da região”.

Programação
Além do artesanato, shows musicais e aula de zumba também estão no programa. No sábado, 08 de novembro, a programação com a aula de zumba das professoras Rê Zoéga e Carol Santos, às 9h30.

Na sequência, às 10h30, Joni Machado faz show musical destacando sucessos da MPB. No período da tarde, a animação musical não para com as seguintes apresentações: Banda Crockodilo (15h30), Juliana Bloes e Diego Favero (17h) e Família Studio Musical (18h30).

No domingo, 09 de novembro, estão conformados os shows musicais com: Musical Fino Trato (15h30), Grupo Okuarto (17h) e Paula Crespo (18h30).

Feira Regional de Arte e Artesanato
Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Av. Bento de Abreu, s/nº - ao lado da CTA)
Data: Sábado e Domingo (08 e 09 de novembro)