Araçatuba ganha Etec

06/07/2007

O governador José Serra assinou, no dia 5, o decreto de criação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Araçatuba. Agora, são 134 Etecs, distribuídas em 110 municípios paulistas. A escola funcionará no antigo prédio do Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (Cefam), que está sendo reformado pela Prefeitura.

Para atender à demanda da região de Araçatuba, há cerca de quatro anos, o Centro Paula Souza – CEETESP – orgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs, firmou parceria com a União dos Produtores de Bioenergia (Udop), visando a implantação do curso técnico de Análise e Produção de Açúcar e Álcool.

A ampliação dos cursos técnicos e tecnológicos é uma das prioridades da gestão de José Serra. De acordo com o governador, até o fim de sua gestão o número de alunos nas escolas técnicas deverá crescer mais de 100%.

A Etec irá substituir uma classe descentralizada que funciona como extensão da Etec João Jorge Geraissate, de Penápolis. No Vestibulinho para o 2º semestre de 2007, essa unidade ofereceu 80 vagas, sendo 40 para o período da tarde e 40 à noite.

O Centro Paula Souza administra 134 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 30 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 113 cidades no Estado de São Paulo. As Etecs atendem mais de 100 mil estudantes nos níveis de ensino Médio e Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, em 77 habilitações. Nas Fatecs, mais de 20 mil alunos estão distribuídos em 31 cursos Superiores de Graduação.