carregando...

Notícias

Notícias

Apoio tecnológico na Expobor



22/04/2014

Fonte: IPT
 
As ações de extensão tecnológica e de desenvolvimento oferecidas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas para auxiliar às micro, pequenas e médias empresas do setor de transformação de borracha a lidar com problemas técnicos vão marcar a presença do IPT na 11ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, a Expobor. O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 25 de abril.

“O mercado globalizado exige que as empresas sejam competitivas em termos de preço, prazo de entrega e qualidade dos produtos, em atendimento às normas técnicas nacionais e internacionais e obediência aos regulamentos técnicos cabíveis”, afirma Mari Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT. “As empresas de pequeno e médio porte geralmente têm dificuldades em enfrentar esses novos desafios, muitas vezes por desconhecimento e outras pela falta de capacidade técnica, por não possuírem uma área de engenharia e de projetos”.

A palestra abordará as soluções tecnológicas para equacionar as questões acima, postas à disposição das empresas do setor de borracha, com subsídio financeiro de até 90% do custo do atendimento. Esse subsídio provém de duas fontes: a federal, por meio do Sibratec – Sistema Brasileiro de Tecnologia, bancada pela Finep/MCTI, e a estadual por meio do orçamento anual do Estado, via Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Cinco modalidades de atendimento tecnológico serão apresentadas em palestra a ser ministrada em 23 de abril por Mari e pelo pesquisador Vicente Mazzarella.

Cada um dos cinco tipos de atendimento está voltado para resolver um tipo específico de problema nas empresas. O Projeto Unidades Móveis, o Prumo, oferece laboratórios móveis instalados em vans que fazem o atendimento a empresa in loco. Um engenheiro e um técnico realizam o diagnóstico, a sugestão de solução e as implantações possíveis para a solução do problema quanto à matéria prima, ao processo e ao produto acabado em dois dias. O estande do IPT na feira contará com uma unidade móvel do projeto.

O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação, o Progex, consiste no atendimento tecnológico para adaptar um produto às exigências de um determinado mercado externo. Essas regras também cabem ao Qualimint, isto é, Qualificação de Produto para o Mercado Interno, que é direcionado para empresas que ainda não exportam, mas que pretendem ser mais competitivas no mercado interno. Elas devem atender aos diferentes níveis de exigências para a comercialização de produtos no País.

Outra opção oferecida pelo IPT é o Gespro, ou Gestão do Processo Produtivo, um programa direcionado a solucionar problemas comuns às empresas, como atrasos nos prazos de entrega, balanceamento da produção e custos elevados. O quinto e último é o Prolimp, Produção Mais Limpa, uma iniciativa ligada à sustentabilidade para dar apoio ao empreendedor a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, além da minimizar a geração de resíduos ou promover a reciclagem de resíduos gerados.

SERVIÇO – A palestra será realizada no dia 23 de abril, das 15h às 16h30. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo