Anhembi, Riversul e Tremembé terão cursos técnicos do Centro Paula Souza

14/01/2014

Na ocasião foram assinados convênios para a implantação de classes descentralizadas nos municípios

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, recebeu nesta terça-feira , dia 14, os prefeitos de Anhembi, Gilberto Tobias Morato, de Riversul, Vicente de Paula Garcia e de Tremembé, Marcelo Vaqueli, para a assinatura de convênios  de classes descentralizadas que oferecerão cursos técnicos, por meio do Centro Paula Souza. Cada município contará com 40 vagas para cursos de Administração, que ficarão sob a supervisão de Escolas Técnicas de cidades vizinhas. As aulas serão iniciadas no final do mês.

De acordo com Rodrigo Garcia, esses convênios são frutos de muito trabalho e dedicação do Governo, prefeituras e Centro Paula Souza. “Essas  classes descentralizadas são embriões de futuras Escolas Técnicas. Elas também são o primeiro passo para uma formação ténica de qualidade”, ressalta.

No último dia 08, o governador Geraldo Alckmin autorizou a implantação de classes descentralizadas em  31 municípios do interior paulista, entre eles:  Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severinia, Silveiras, Tremembé.

Os cursos oferecidos são Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade. No processo seletivo para o 1º semestre de 2014 já foram oferecidas 1.240 vagas nessas novas classes descentralizadas. Estão previstas para o 2º semestre outras 120 vagas.

Com a assinatura desses convênios o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e ensino médio.

Qualidade de Ensino
As classes descentralizadas são uma forma de levar os cursos técnicos oferecidos pela instituição a cidades que não têm Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou onde é preciso expandir o número de vagas. As aulas têm a mesma qualidade oferecida nas Etecs e as classes são administradas pela unidade mais próxima do município.

Sobre o Centro Paula Souza  – autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.