Anhembi e Bofete terão apoio tecnológico do IPT

19/08/2011

O programa existe desde 1989 e já realizou mais de 550 atendimentos.

Durante a primeira edição do Acelera São Paulo, realizado nesta sexta-feira (19), em Botucatu, também foram assinadas parcerias com as prefeituras de Anhembi e Bofete para contratação de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios(Patem).

O programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio porte.

Em Anhembi, será feito o levantamento do potencial geológico do município, elaborando um mapeamento de possíveis novas reservas de argila e de outros minerais que possam ser utilizados pela indústria e pelo comércio da região. No total, serão destinados pelo programa estadual R$ 158 mil para a realização dos estudos, via convênio com a prefeitura, que irá apresentar a contrapartida de R$ 15 mil.

Já em Bofete, a equipe do IPT fará o monitoramento das águas subterrâneas do aterro sanitário, para evitar a contaminação do lençol freático. Ambos os estudos deverão ser concluídos entre quatro e seis meses.

Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e Arranjos Produtivos Locais (APLs). Desde 1998, já foram investidos mais de R$ 16 milhões em mais de 550 atendimentos.