Angatuba,Taquarivaí, Itararé e Itapeva

23/01/2010

Em Itararé, convênio criará 160 vagas nos cursos técnicos de Comércio e Contabilidade

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou neste sábado, 23 de janeiro, a liberação de R$ 1,6 milhão em investimentos do governo do Estado para obras de reforma e ampliação da Escola Técnica (Etec) de Taquarivaí. Na oportunidade, também foram firmados, na região de Sorocaba, convênios com as prefeituras de Angatuba e Itararé para criação de 240 vagas em cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza. As aulas já começam neste 1º semestre de 2010.

Angatuba
O primeiro convênio foi assinado em Angatuba, com o prefeito Carlos Augusto de Morais Turelli. A classe descentralizada de Angatuba vai oferecer 80 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos gratuitos de Administração e Informática, no período noturno. A unidade funcionará na Escola Municipal Maria Isabel Lopes de Oliveira.

Taquarivaí
Em seguida, o secretário esteve em Taquarivaí, onde assinou ordem de serviço para início das obras na Etec agrícola Dr. Dário Pacheco Pedroso. A unidade receberá R$ 1,6 milhão do governo do Estado para reforma e construção de novas salas de aula, laboratório, biblioteca, passarela, lavanderias e alojamentos. A cerimônia foi realizada na própria Escola s e contou com a presença da prefeita Cecé Prioste. As obras ficarão prontas em 2011.

Itararé
Após o evento em Taquarivaí, o secretário seguiu para Itararé, onde assinou convênio com o prefeito Luiz César Perucio, para criação de 160 vagas nos cursos técnicos gratuitos de Comércio e Contabilidade. As aulas terão início provisoriamente na Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Praça Siqueira Campos, 308 – Centro, enquanto a prefeitura termina a construção do prédio que irá abrigar a futura Etec de Itararé.

Itapeva
Por último, o secretário esteve em Itapeva, acompanhado do prefeito Luiz Antônio Hussne Cavani, onde fez uma vistoria às obras de reforma e ampliação da Etec Dr. Demétrio Azevedo Júnior. A unidade está em obras desde agosto de 2009. No total, está sendo investido R$ 1,3 milhão do governo do Estado para construção de novas salas de aula, passarela e depósito, além de reforma na recepção do bloco administrativo e no estacionamento. A conclusão das obras está prevista para o próximo semestre.

Empregabilidade
De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza – divulgado em dezembro de 2009 – 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.