carregando...

Notícias

Notícias

Alunos ganham bolsa para fazer curso na Espanha



12/01/2011

Alunos vão participar de um curso de três semanas na Universidade de Salamanca

Um grupo de três estudantes e uma professora do Centro Paula Souza ganharam bolsas de estudo do programa Top Espanha, promovido pelo banco Santander. Sulamita Queiroga, aluna da Fatec Guarulhos; Lucas Hissao, da Fatec Santo André; Evelin Saizaki, da Fatec São Paulo; embarcaram na última semana para a Universidade de Salamanca, na Espanha, onde vão participar de um curso de três semanas sobre língua e cultura espanhola. O objetivo do Top Espanha é promover o intercâmbio cultural de estudantes e professores em diferentes áreas do conhecimento.

Para Angelo Luiz Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, que acompanhou o embarque dos bolsistas, além dos alunos a instituição também é beneficiada. “Quanto mais contatos com outras instituições de Ensino Superior do mundo, maior nossa inserção em outros países, o que facilita as chances de outros alunos nossos continuarem seus estudos fora do Brasil”, disse.

A bolsa é um prêmio pelo bom desempenho dos estudantes no curso extracurricular on-line de espanhol, oferecido por meio de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Eles concorreram com mais de 1.100 alunos das Fatecs. “O contato com o idioma no ambiente em que ele é utilizado no dia-a-dia, e não apenas nas salas de aula, vai ser um diferencial no aprendizado desses alunos”, explica Maria Camila Bedin, coordenadora do curso, que também vai participar do programa.

Para a coordenadora, o curso será voltado aos negócios. “Se encaixa perfeitamente no foco do espanhol ensinado nas Fatecs, que é direcionado para fins específicos”.

Os bolsistas
Pouco antes do embarque, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, Evelin Saizaki, estudante de Construção Civil - Modalidade Edifícios, da Fatec São Paulo, comemorava a oportunidade: “Vai ajudar tanto na minha formação acadêmica quanto para entrar no mercado de trabalho”.

Sulamita Queiroga, que estuda Logística Aeroportuária na unidade da Fatec em Guarulhos, destacava a importância da viagem para o aprendizado. “Entender a cultura do país nativo ajuda muito na hora de aprender o idioma. No curso de língua espanhola on-line, além do vocabulário e da gramática, também aprendíamos sobre a cultura dos países hispânicos. Agora vamos ver tudo isso pessoalmente”.

Aluno de Eletrônica Automotiva na Fatec Santo André, Lucas Hissao considera o espanhol fundamental para a carreira profissional: “Existem diversas empresas importantes do setor automotivo com sedes na América Latina”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo