carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Alunos e professores farão intercâmbio cultural nos EUA



14/12/2010

Governador ressaltou que o programa vai contribuir para o desenvolvimento do País

O governador Alberto Goldman lançou nesta terça-feira, 14 de dezembro, o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos. O programa contempla 500 alunos e 100 professores de inglês de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Estiveram presentes ao evento, realizado no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participaram da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs.

“Esse benefício não é só para alunos e professores, é também para o Brasil. Estamos preparando vocês para que possam contribuir para o desenvolvimento do Estado e do País”, ressaltou o governador de São Paulo.

Com duração de um mês, os cursos intensivos serão feitos em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles. O objetivo do programa de intercâmbio é aprimorar a formação acadêmica e facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e à comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional, vencedora da licitação, será responsável pela viagem e pela hospedagem dos estudantes e dos professores de língua inglesa.

“Para a competitividade do mercado de trabalho, o segundo idioma é um fator muito relevante”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento.

Secretário destacou a importância de saber falar um segundo idioma

Na primeira etapa do programa, mais de 8 mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro. Um grupo de 50 professores já viaja para os EUA em janeiro de 2011. A viagem dos primeiros 250 alunos ocorre em março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado de São Paulo será de R$ 5,8 milhões.

“Essa é uma experiência muito importante tanto para a vida acadêmica quanto para o currículo desses alunos. Para os professores, é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional”, afirmou a diretora-superintendente do Centro Paula Souza. Confira a lista de Etecs e Fatecs contempladas pelo programa.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo