Alunos discutem Educação e Cultura Digital

18/07/2013

Fonte: Univesp / Núcleo de Educação a Distância da Unesp

No dia 4 de julho, 35 alunos do curso de Pedagogia Univesp/Unesp participaram de mais uma atividade complementar, criada para auxiliar na reflexão dos conhecimentos obtidos com a disciplina Gestão da Informação, a última do curso.

Segundo informações do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD), a atividade foi realizada no polo de Bauru, que recebeu a palestra "Educação e Cultura Digital: o novo perfil de aluno no contexto do ciberespaço", ministrada por Wagner Antonio Junior, membro do Grupo de Estudos da Infância e Educação Infantil da Unesp, colaborador da Secretaria Municipal da Educação de Bauru e professor da rede pública municipal da cidade.

De acordo com Cinthia Magda Ariosi, orientadora de disciplina do curso, o encontro teve como objetivo uma discussão sobre a importância das tecnologias para a prática docente e de que forma superar o receio do uso das ferramentas disponíveis por meio da obtenção de conhecimento sobre a cultura digital.

Ela relatou, ainda, que os alunos participaram ativamente da atividade com a formulação de questões sobre a temática e com a exemplificação das práticas docentes aplicadas nas escolas em que lecionam. "Tecnologia na educação não é apenas um instrumento na escola. Precisamos perceber que estamos inseridos nela e quebrar paradigmas", afirmou o aluno Adriano Barbosa.

Segundo Klaus Schlünzen Junior, autor da disciplina e coordenador do NEaD, o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação é cada vez mais frequente em sala de aula, mas o educador precisa receber formações continuadas para que saiba utilizar estes recursos de forma a beneficiar os alunos. "Pode-se aprender usando tecnologias, desde que estas criem possibilidades claras de gestão da informação e estabeleçam novas formas de relacionamento entre professor, estudantes e recursos pedagógicos, sobretudo digitais", defendeu.

Atividades complementares e presenciais
A palestra sobre educação e cultura digital está entre as diversas atividades que foram realizadas desde o início da graduação sob a organização dos orientadores de turma e disciplina nas cidades onde há polos do curso de Pedagogia.

Para Edson do Carmo Inforsato, coordenador pedagógico do projeto, estas ações geram oportunidades para que os alunos debatam opiniões e vivências e possam formular, propor e pesquisar melhores práticas docentes. "Essas atividades são de grande valia para todo o curso e mais uma vez congratulo-me com os formadores que têm se mostrado tão empenhados na formação dos nossos alunos", finaliza Inforsato.