carregando...

Notícias

Notícias

Alunos desenvolvem produtos para deficientes



10/07/2013

Fonte: Centro Paula Souza

Professores da Fatec e profissionais da Apae na entrega do projeto (Divulgação)Estudantes do curso superior de Gestão da Produção Industrial da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jahu desenvolveram uma série de produtos destinados a estimular as capacidades motora e intelectual de deficientes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local. No início deste mês foram entregues à instituição tapetes para estimulação sensorial, carrinhos que ajudam no tato e na percepção visual, um robô para aprendizagem lúdica – montado com madeira e tubos de PVC – e órteses de baixo custo, entre outros.

Os aparelhos foram desenvolvidos segundo as necessidades apresentadas pela Apae. De acordo com o coordenador do curso, Marcos Bonifácio, o projeto da turma do 3º semestre de Projeto de Produto I superou as expectativas de estudantes, professores e até mesmo da faculdade. “Foi o resultado de um trabalho que busca incutir nos alunos a importância de ganhar dinheiro, mas sem deixar as questões sociais de lado”.

O projeto começou a ser planejado em 2013, quando o professor da disciplina, Flávio Ventura, firmou com a instituição assistencial uma parceria para a criação de produtos de baixo custo, que auxiliassem o desenvolvimento e a autonomia dos portadores de necessidades especiais atendidos pela Apae. Foram criados oito protótipos, já em avaliação pela instituição.

O acordo de cooperação com a entidade deve continuar e gerar frutos. Entre as iniciativas em estudo está a realização de um evento – modelo ainda a ser definido – que reúna trabalhos não só da Fatec de Jaú, mas também de outras faculdades, com o propósito de buscar soluções para a inclusão social dos deficientes da região.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo