carregando...

Notícias

Notícias

Alunos de Etecs vão à final da Febrace



18/03/2009

Começou nesta terça-feira, 17 de março, a sétima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Entre os finalistas estão 14 projetos desenvolvidos por alunos de sete Escolas Técnicas (Etecs) estaduais.

Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace reúne trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª série), Médio e Técnico, que concorrem nas áreas de Ciências e Engenharia. Nesta edição, estão expostos 282 projetos vindos de escolas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, selecionados entre cerca de mil inscritos.

A partir de pesquisas e da orientação dos professores, os estudantes das Etecs desenvolveram projetos que abordam diversos assuntos, desde um kit para corrigir a postura na hora de ler, a uma pesquisa sobre escassez de água, passando por arquitetura de interiores e reutilização de materiais recicláveis.

“Os projetos apresentados demonstram não apenas a criatividade, mas a preocupação de nossos alunos com a solução de problemas de grande relevância para a sociedade. São trabalhos que desenvolvem a inventividade e o empreendedorismo dos alunos, que são o futuro do país”, disse a chefe de gabinete do Ceeteps, Elenice Belmonte de Castro.

Os vencedores de cada uma das nove categorias viajam aos Estados Unidos, em maio, para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF). Alunos de três Etecs já conquistaram a premiação: da Trajano Camargo, de Limeira (2008), da Getúlio Vargas, de São Paulo (2007) e da Polivalente, de Americana (2004).

A mostra de projetos, que é aberta ao público, vai até quinta-feira, 19 de março, na Escola Politécnica da USP, que fica na Avenida Professor Luciano Gualberto, travessa 3 número 380, Cidade Universitária, e vai das 14h às 19h.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo