carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Alunos das Etecs são selecionados para o programa Jovens Embaixadores



17/11/2014

Fonte: Centro Paula Souza

Dois alunos do Ensino Médio das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão entre os 50 jovens escolhidos no País para participar da 13ª edição do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.  Davi Dom Bosco, da Etec Júlio Cardoso, de Franca, e Raiane dos Anjos Pereira, da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, concorreram com mais de 13 mil estudantes. O embarque acontece em janeiro de 2015.  

A iniciativa oferece aos alunos brasileiros da rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, viagem de três semanas aos Estados Unidos. Como requisitos para participar do programa, o jovem precisa ter excelente desempenho escolar, fluência em inglês, perfil de liderança e também prestar serviço voluntário à comunidade. O processo de seleção inclui prova escrita e oral, entrevista pessoal e análise socioeconômica. Outras informações estão no link

Durante o intercâmbio, os estudantes terão a chance de conhecer Washington, a capital dos EUA, e de participar de reuniões com autoridades do governo norte-americano e líderes de Organizações Não Governamentais (ONGs). A agenda inclui visita a escolas e participação em atividades sociais e culturais na comunidade. Cabe aos embaixadores a tarefa de fazer apresentações sobre o Brasil para estudantes americanos. No período do intercâmbio, os brasileiros ficarão hospedados em casas de famílias americanas.

Davi já está se preparando para a sua primeira viagem ao exterior. “O mais longe que cheguei foi Minas Gerais”, brinca. “Minhas expectativas para a viagem aos EUA são as melhores. Vou conhecer uma nova cultura e alargar meus horizontes”, finaliza.  

Edições anteriores
Outros seis alunos de Etecs já foram contemplados pelo programa. Em 2013, Amanda Ferraz, da Etec Sales Gomes, de Tatuí, foi selecionada. Em 2012, viajaram os estudantes Laurence Uehara, da Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Luiz  Carlos Marques Júnior, da Etec Monsenhor Antônio Magliano (Garça), e Marina Contiero Amoroso, da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado (Orlândia). Em 2008, foi a vez de Raphael Gradinar Coelho, da Etec Jorge Street (São Caetano do Sul). Letícia Vieira Mattos, da Etec Antonio Devisate (Marília), participou em 2007. 

Sobre o Centro Paulo Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 70 mil.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo