Alunos das Etecs e Fatecs ganham direito ao passe livre no Metrô, CPTM e EMTU

20/02/2015

Fonte: Centro Paula Souza

Benefício atende alunos das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte (A2 Fotografia)Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) estaduais terão direito ao passe livre nos trens do Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), conforme o anúncio do Governo do Estado de São Paulo na quinta-feira, 19 de fevereiro.

Os estudantes serão beneficiados com 48 viagens gratuitas mensais, não cumulativas, ou seja, a cota deve ser usada dentro do mês de concessão. No Metrô e na CPTM, a transferência entre linhas é gratuita.

Para adquirir o passe livre, é preciso se cadastrar na unidade de ensino. Os alunos das Fatecs e do Ensino Técnico das Etecs necessitam apresentar uma declaração de comprovação de renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional. O benefício vale para os estudantes das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte.

A medida é imediata para os trens do Metrô e da CPTM e começa a valer daqui a 30 dias para os ônibus da EMTU. O prazo maior nos ônibus intermunicipais é necessário para que sejam criados os mecanismos tecnológicos para operar o sistema nas regiões metropolitanas. No caso do sistema ferroviário, o benefício da gratuidade será operado pelo Sistema de Cartão Bilhete Único, expedido pela SPTrans.

Nos ônibus municipais da Capital, o passe livre já está em vigência para alunos do Ensino Superior Tecnológico, Ensino Médio integrado ao Técnico e Ensino Médio da rede pública.

Clique aqui para saber mais