carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Alunos da Unesp são destaque de projeto social



19/02/2013

Fonte: Unesp / Projeto Imagina na Copa

João Henrique Arcalá e Lucas Ribeiro, respectivamente fundador e atual presidente do GAIA - Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental, criado por alunos de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba, são destaques do projeto Imagina na Copa, força-tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014 (http://imaginanacopa.com.br/).

O Imagina na Copa busca iniciar um movimento de otimismo, para engajar a juventude brasileira a virar o jogo para o Brasil. O site busca falar com uma juventude que está despertando para a busca de um significado maior para sua atuação no dia a dia, que acredita que pode fazer a diferença, que busca o novo e pede por mudança.

Toda semana são postadas histórias de jovens que já estão transformando o país para melhor. Elas servem de inspiração para mostrar que é possível fazer a diferença com os recursos já existentes. Busca-se facilitar que os visitantes do site se conectem aos jovens e às iniciativas que estão sendo divulgadas.

O GAIA
O GAIA se insere nesse perfil, já que começou quando os alunos se depararam, atrás da faculdade, com um riacho que estava bastante poluído. Perceberam uma contradição no fato de o quintal do curso de Engenharia Ambiental estar tão abandonado e dessa constatação veio a certeza de que era preciso fazer alguma coisa.

Preocupados em devolver para a sociedade o investimento que estava sendo feito neles como alunos de uma universidade pública e, ao mesmo tempo se desenvolver profissionalmente, os jovens, liderados por João Henrique Arcalá, fundaram o grupo que há 2 anos desenvolve projetos e ações pontuais ligados ao meio ambiente. A grande ideia era não esperar os 5 anos de duração do curso para começar a agir e usar o conhecimento que adquiriam para melhorar o ambiente ao seu redor.

Os projetos do GAIA são focados em resíduos sólidos. Começaram com bastante pesquisa para entender os resíduos e saber como atuar. Era preciso compreender como são gerados os resíduos, para onde vão e quais os problemas nesse processo. A partir daí, foram criados projetos para trabalhar desde os geradores de resíduos até a destinação dada a eles, bem como as cooperativas de triagem e a reciclagem. O objetivo do GAIA é criar uma metodologia de trabalho sistêmica, pensando do começo ao fim a cadeia de reciclagem.

Um dos projetos atuais é o Recicla, em que são utilizadas técnicas de Engenharia Ambiental para melhorar os processos e a produção na Cooperativa de Triagem de Sorocaba. Para conseguir o comprometimento da cooperativa na implementação das sugestões de melhorias, os alunos entenderam que era preciso conquistar a confiança dos cooperados.

Para isso, aproximaram-se da Cooperativa e conheceram os cooperados. Organizaram um evento de dois dias de mão na massa para que alunos, comunidade e cooperados trabalhassem juntos para tornar o espaço da cooperativa mais agradável. O resultado dessa movimentação foi a construção de um refeitório, um espaço de descanso, jardins e uma horta.

Hoje são quase 50 gaianos e o projeto concentra cerca de 60% das bolsas de extensão do curso de Engenharia Ambiental, além de contar com uma estrutura administrativa que permite a sustentabilidade do grupo.

Confira as entrevistas
Lucas Ribeiro: http://imaginanacopa.com.br/jovem/lucas-ribeiro/
João Henrique Arcalá: http://imaginanacopa.com.br/jovem/joao-henrique-arcala/

Sobre o GAIA https://www.facebook.com/projeto.gaia?ref=ts&fref=ts

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo