carregando...

Notícias

Notícias

Alunos da Etec de Franca disputam prêmio



01/10/2008

Preços acessíveis, produção sustentável e responsabilidade socioambiental. Esses ingredientes são a base de um projeto desenvolvido por três alunos da Escola Técnica (Etec) estadual Professor Carmelino Corrêa Junior, de Franca, que disputa o Prêmio Técnico Empreendedor 2008, concedido em parceria pelos Ministérios da Educação, Agricultura e Sebrae Nacional. Dezessete equipes de todo o país estão entre os finalistas – o projeto de Franca concorre na categoria Cooperativismo.

A entrega do Prêmio será nesta terça-feira, 30, em Brasília, com a presença dos ministros Fernando Haddad (Educação) e Reinhold Stephanes (Agricultura), além da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Batizada de Quitanda Es’cológica, a proposta é produzir e comercializar produtos orgânicos aproveitando para educar consumidores sobre valores nutricionais, modo de preparo adequado e, principalmente, sobre a importância do consumo saudável e comprometido com a preservação ambiental. Todas essas informações são expostas em folders que acompanham cada produto. O projeto é assinado pelos alunos do curso técnico de Agricultura Guilherme Sousa, Luis Paulo Modonez e Rayane Christine, sob orientação da professora Gisele Avelar.

Em execução desde o início do mês, o Quitanda Es’cológica funciona todas as quartas-feiras e comercializa todo o excedente produzido, já que a prioridade da produção é o abastecimento do refeitório da Etec, responsável pelo fornecimento de aproximadamente 300 refeições/dia.

Além de alunos, funcionários e servidores, a Quitanda Es’cológica é aberta também à população. O próximo passo, segundo a professora Gisele Avelar, é fornecer esses produtos também por meio de encomenda. “Não queremos ficar apenas na simples comercialização. Já que estamos na Era Verde. Temos de levantar o tema ‘preocupação ambiental’. Por isso, adotaremos a entrega de encomendas em cestas de cipó ou bambu, uma sugestão dos alunos para evitar sacolas plásticas, por exemplo”, comentou a orientadora Gisele Avelar.

O Quitanda Es’cológica faz parte de um projeto mais amplo conhecido por Pró-Verde que estimula ainda a produção de doces, queijos, lingüiças e ovos e outros na unidade da Etec de Franca. Todo o montante arrecadado com as vendas é revertido para o custeio do próprio projeto.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo