carregando...

Notícias

Notícias

Aluno da Etec São Vicente conquista bolsa para estudar um ano de graça nos EUA



07/04/2015

Fonte: Centro Paula Souza

Leonardo dos Santos Silva na entrega do certificado do TOEFL; ele ficou em primeiro lugar no concurso de intercâmbio entre mais de 380 candidatos da Baixada Santista, Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba (Arquivo Pessoal)O aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Dra. Ruth Cardoso, de São Vicente, Leonardo dos Santos Silva, de 16 anos, ficou em primeiro lugar entre mais de 380 candidatos da Baixada Santista, Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba a uma bolsa integral de estudos nos Estados Unidos. Oferecida pela organização voluntária internacional AFS Intercultural Programs, em parceria com a British Petroleum (BP), a bolsa faz parte do programa Global Citizens of Tomorrow, que financia adolescentes de baixa renda para complementar seus estudos em escolas regulares norte-americanas durante um ano.

Além de estudarem de graça, os aprovados ficam hospedados em casas de famílias voluntárias e têm suas despesas com passagens, visto e material escolar custeadas pelo programa. Recebem ainda seguro saúde e uma ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência. Para o aluno da Etec, a conquista representa a realização de um sonho. “Ainda nem acredito que terei a oportunidade de viajar para o exterior e poder viver um ano em um país onde a língua nativa é o inglês”, conta.

Fã dos Beatles, ele começou a tomar gosto pelo idioma aos 10 anos, assistindo a filmes e clipes em inglês pelo computador, até conseguir uma bolsa em uma escola particular de inglês em Santos. Como resultado do seu empenho, no ano passado, recebeu o certificado de proficiência do Test of English as a Foreign Language (TOEFL).

O estudante ainda não sabe para qual estado americano embarcará em agosto, mas diz que o importante é a chance de poder aprimorar seu aprendizado. “O que vale é a oportunidade de viver novas experiências e conhecer outros lugares”, afirma.

Leonardo já tem planos para quando voltar do intercâmbio. “Pretendo estudar arquitetura e dar aulas de inglês”. Para os jovens que querem seguir seu exemplo, ele dá a dica. “Não adianta apenas fazer o curso, é preciso muito treino e dedicação. Estudar por conta própria, pesquisar vocabulário e praticar bastante a escuta e a fala. A internet é uma ferramenta que ajuda bastante”, recomenda.

O programa abrirá nova chamada em agosto. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.afs.org.br.


 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo