Aluna vence Prêmio Jovem Cientista 2011

10/11/2011

Uma aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, foi uma das vencedoras do Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio, que completa 30 anos em 2011, tratou do tema Cidades Sustentáveis. Foram inscritos 2.321 trabalhos de estudantes do ensino médio, superior e já graduados. O anúncio dos vencedores foi feito nesta terça-feira (8) em Brasília.

Ana Gabriela Ramos, recém-formada no técnico em Meio Ambiente, foi a primeira colocada na categoria ensino médio, com o projeto “Embalagens ecológicas para mudas”, orientado por Erica Bortolotti. O trabalho prevê a diminuição do acúmulo de plástico utilizado para embalar mudas de plantas, uma vez que o material demora até 400 anos para se decompor. Embalagens feitas a partir do aproveitamento de resíduos de biomassa, como o bagaço da cana, é a alternativa apresentada para solucionar o problema. “Em grandes plantações o saco plástico permanece no solo, mas a embalagem desenvolvida no projeto pode ser inserida na terra com a planta e serve de nutriente”, explicou a estudante.

Premiação
Na categoria graduado, os vencedores são contemplados com R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Para estudantes de ensino superior, os prêmios são de R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar). Estudantes do ensino médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares recebem um computador e uma impressora multifuncional. A mesma premiação será dada aos orientadores e às escolas dos três alunos vencedores do ensino médio, além dos orientadores dos graduados e estudantes de ensino superior.