Aluna do curso da Univesp/Unesp é premiada

28/12/2012

Em 2012, participantes do curso de Licenciatura em Pedagogia Univesp/Unesp se destacaram na área de educação devido aos projetos que realizaram nas escolas em que lecionam.

Um dos destaques foi de Patrícia de Moraes Nogueira, aluna do curso de Pedagogia e professora de Arte na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcina dos Santos Heckm, localizada em Ribeirão Preto (SP), que recebeu o Prêmio Professor Viver Digital com o projeto Bonequinhos dançantes de Chaplin.

O trabalho vencedor envolveu 90 alunos e fez com que todos desenvolvessem um projeto artístico usando o stop motion (técnica que utiliza sequências de fotografias de um mesmo objeto para simular um movimento). Segundo Patrícia, o projeto envolveu várias etapas, como a criação dos bonecos, a sessão de fotografias, a criação e a edição de um vídeo.

"Exponho como firmar e posicionar o boneco e como tirar foto por foto, nada mais que o stop motion. Os alunos começam a lembrar do que aprenderam na teoria e, aos poucos colocam tudo em prática. Depois disso revezo os alunos no computador para editar as fotos, criar o vídeo, selecionar e editar a música", explica Patrícia.

O Prêmio Professor Viver Digital é oferecido em âmbito nacional para professores que trabalham com educação digital em todas as cidades parceiras da MSTech, empresa parceira da prefeitura de Ribeirão Preto. O concurso é dividido em duas etapas.

Com o prêmio, entregue em outubro, Patrícia diz que está "realizada e feliz" e agradece a todos os alunos que aceitaram o desafio, os gestores e coordenadores do curso que acreditaram no projeto.

"O curso de Pedagogia me dá um respaldo metodológico para criar e apresentar projetos iguais a esse que foi premiado. E devido à visibilidade, sinto uma responsabilidade maior em apresentar bons trabalhos", finaliza.