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Aluna de Pedagogia da Unesp apresenta trabalho



12/07/2013

Fonte: Univesp / Núcleo de Educação a Distância da Unesp

"A oralidade da criança de 0 a 3 anos e a intencionalidade pedagógica" é o título do trabalho apresentado no IV Congresso Brasileiro de Educação no fim do mês de junho por Juliana Aporta, aluna do curso de graduação semipresencial em Pedagogia Univesp/Unesp.

A pesquisa foi apresentada em forma de comunicação oral e teve a sessão coordenada pela educadora Maévi Anabel Nono, autora da disciplina do curso de Pedagogia que trata da relação entre educação infantil e as abordagem curriculares. O trabalho é um recorte de um capítulo publicado pela cursista no livro "Fazeres e Saberes da Educação Infantil: reflexões sobre a prática educativa".

Intitulado "A importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com a linguagem oral", o capítulo assinado pela professora apresenta uma investigação sobre o papel do educador no desenvolvimento desta habilidade no sujeito em formação realizada a partir da revisão teórica de questões linguísticas e pedagógicas deste processo.

"À luz das teorias estudadas, foram realizadas visitas em instituições de educação infantil que atendem crianças de 0 a 3 anos preferencialmente em período integral para investigar o tratamento e estímulo ao processo de aquisição da oralidade pela criança", relata a cursista.

Juliana explica que a análise do material coletado apontou a importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com a linguagem oral, já que o educador se tornou um sujeito interlocutor muito importante dentro desse contexto.

Para ela, os ensinamentos, discussões e materiais didáticos do curso de Pedagogia tiveram grande contribuição para o desenvolvimento da pesquisa e para a publicação do capítulo no livro, do qual também participaram os cursistas Carolina Segala e Gilson Carraro.

A organizadora da obra, Cinthia Magda Fernandes Ariosi, comemorou a participação da aluna no congresso. "O curso sugere que nossos alunos aproveitem estas oportunidades, e a conquista da aluna demonstra seu crescimento como educadora e pesquisadora e também nossa gratificação por presenciar e auxiliar a construção destes momentos", finaliza.

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