carregando...

Notícias

Notícias

Alckmin assina transferência de área para Parque Tecnológico de Guarulhos



20/02/2014

Governador assina transferência de áreas do Estado ao município de Guarulhos para instalação do parque tecnológico (Guilherme Lara Campos/Portal do Governo de SP)O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a transferência de 267 mil m² de áreas do Estado para o município de Guarulhos, que vão viabilizar a instalação de um parque tecnológico na cidade. A assinatura realizada hoje, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do prefeito Sebastião Almeida, transfere ao município a propriedade de uma área de 125 mil m² no Jardim Santa Helena e a cessão não onerosa de outro terreno de 142 mil m², que pertence à Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, companhia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes.

“O parque tecnológico é interessante porque reúne, no mesmo local, institutos de pesquisa, laboratórios, empresas privadas, pesquisadores, universidades, além de disponibilizar uma boa logística para atrair empresas de base tecnológica para o município”, disse o governador. No caso de Guarulhos, segundo Alckmin, cerca de 30 empresas da incubadora serão transferidas para o parque tecnológico.

A iniciativa do Estado em ceder a área ao município é uma forma de incentivar a construção de centros de conhecimentos e de fomento à ciência e tecnologia. Um decreto editado por Alckmin em 2006 instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que possibilitou a criação de seis parques com credenciamento definitivo, 14 provisórios e oito iniciativas em negociação.

A transferência do terreno de 125 mil m² e a cessão de área pertencente à Dersa no município, com 142 mil m², permitiu que o novo parque nascesse com 267 mil m², superando o limite mínimo de 200 mil m².

Fonte: Dersa / Secretaria Estadual de Logística e Transportes

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo