Alckmin assina contratos para obras do anel viário

07/02/2013

Fonte: Portal do Governo de SP / SDECT

O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, participou hoje (07) do evento de assinatura dos contratos das obras do Rodoanel Norte, que ligará aos trechos Oeste e Leste. "É uma grande obra para São Paulo e para o Brasil. Serão 44 km e mais 3,6 km de interligação. Com isso completaremos os 178 km de Rodoanel", disse o governador Geraldo Alckmin.

A concorrência internacional permitiu que o Estado economizasse cerca de R$ 1,2 bilhão na contratação do último trecho do anel viário, que tiverem como vencedores a Construtora OAS Ltda., a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa.

O anel viário vai trazer muitos benefícios à população. O trecho norte vai tirar 17 mil caminhões, por dia, da cidade de São Paulo, segundo Alckmin, "é um ganho para a mobilidade urbana, melhora a qualidade do ar, o meio ambientem a saúde das pessoas e o trânsito", além de interligar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. "A ligação dará pleno acesso ao aeroporto de Cumbica, sem nenhum prejuízo ao motorista", afirmou o presidente da DERSA - Desenvolvimento Rodoviária, Laurence Casagrande Lourenço.

O empreendimento terá investimento total de R$ 5,6 bilhões, incluindo as desapropriações, sendo R$ 2 bilhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), R$ 1,72 bilhão do PAC e o restante do Tesouro do Estado.

As obras terão prazo de 36 meses para conclusão e será iniciada em março deste ano. A obra inclui o plantio de 1,6 bilhão de mudas nas áreas degradas da serra atlântica e vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos.