Agência de fomento terá posto avançado no ABC

05/03/2010

Presidente da Agência de Fomento assina convênio que criará posto avançado no ABC

A Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento assinou nesta sexta-feira, 5 de março, uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, para criação de um posto de informações da Agência de Fomento na região do ABC, com o intuito de orientar pequenos e médios empreendedores sobre linhas de crédito para projetos de investimentos e capital de giro, com as menores taxas do mercado. O acordo foi firmado durante a cerimônia de posse da presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, no Teatro Municipal de Santo André, com a presença do secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que também é presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento Paulista.

“Queremos aproximar ainda mais as empresas das linhas de crédito disponíveis na Agência de Fomento. Fechamos a parceria e criamos oportunidade para que as empresas consigam financiamentos mais acessíveis.” explica Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento.

Entre as linhas de crédito, a Nossa Caixa Desenvolvimento disponibiliza as menores taxas do mercado para investimentos, como a Linha Especial de Investimento (LEI) para empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, que podem contar com a garantia do Fundo de Aval Paulista, para financiamento de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos utilitários e abertura de franquias com taxa de até 1,3% ao mês.

Já a linha FIP - Financiamento ao Investimento Paulista - específica para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e eficiência energética, tem taxa de juros de 8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE, com prazo de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a 12 meses). Para capital de giro a taxa é de 0,96% ao mês.

O acesso às linhas de crédito é diferenciado. A empresa interessada pode procurar a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que funcionará como um posto avançado, onde o empresário terá todas as informações referentes às linhas de financiamento oferecidas pela Nossa Caixa Desenvolvimento. A Agência de Fomento oferece linhas de crédito para pequenos e médios empresários paulistas, atuando especificamente com empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões.

Diferenças entre a Agência de Fomento Paulista e os bancos comerciais
A Agência de Fomento Paulista atua de maneira diferente de um banco comercial. Uma das vantagens para o empresário é que não há exigências de abertura de conta, nem há obrigatoriedade de contrapartidas. O empresário também não precisa se dirigir a um banco, e sim encaminhar a sua documentação via entidade de classe. O modelo de negócio é mais rápido e focado na necessidade do cliente: www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.

Saiba mais sobre as linhas de crédito disponíveis

Linha Especial de Giro – LEGM: linha de financiamento de capital de giro para empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, que visa à geração de emprego e renda, combinando condições especiais de crédito às facilidades do desconto de recebíveis.
Garantias: aval dos sócios.
Prazo: até 12 meses.
Taxa de juros: 0,96% a.m.

Linha Especial Parcelada – LEP: linha de financiamento de capital de giro para empresas paulistas dos setores da indústria, do comércio e de serviços, visando à criação de emprego e renda e ao aumento da competitividade, por meio de financiamento parcelado.
Garantias: reais e fidejussórias.
Prazo: até 12 meses, com até 30 dias de carência.
Taxa de juros: 0,96% a.m.

Linha Especial de Investimentos – LEI: Linha de financiamento para pequenas empresas, com receita bruta anual até R$ 2,4 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos novos; instalações e obras civis; abertura de franquias; e adequação de veículos utilitários.
Taxa de Juros: 1,3% ao mês.
Prazo: prestações fixas para pagar em 36 meses.

Financiamento ao Investimento Paulista – FIP: Linha de financiamento para a modernização da capacidade produtiva das empresas paulistas através da renovação de seu parque de máquinas e equipamentos, do apoio aos projetos de implantação, ampliação e modernização, do apoio à inovação tecnológica, ao meio-ambiente e à eficiência energética.
Taxa de juros: 8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE.
Prazo: de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a 12 meses).