carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Agência de fomento paulista financia obras emergenciais



03/02/2010

A Nossa Caixa Desenvolvimento, agência paulista de fomento, está ajudando na recuperação de empresas, principalmente nas cidades castigadas pelo excesso de chuva que atingiram o Estado no mês de janeiro. Recentemente, São José do Rio Preto e São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, receberam financiamentos da agência para obras emergenciais.

E mais: uma das ações da Nossa Caixa Desenvolvimento foi a extensão do tempo de carência dos financiamentos feitos pelas empresas de São Luiz do Paraitinga para dois anos. O prazo maior - que antes era de 12 meses - foi acertado entre o governo, os empresários locais e a prefeitura, possibilitando que as atividades na cidade sejam retomadas o mais rápido possível. Quase 100 empresas de pequeno e médio porte do município já realizaram o cadastro para a linha emergencial lançada pelo governo do Estado em janeiro. O valor das solicitações em análise é de aproximadamente R$ 10 milhões. Leia mais aqui.

São José do Rio Preto também recebeu apoio da agência de fomento. Empresários da cidade se encontraram com representantes da Nossa Caixa Desenvolvimento em uma reunião na qual foram discutidas linhas especiais de crédito e a Linha Emergencial para Recuperação Econômica dos empreendimentos.

Linhas de crédito
Mas não é apenas em situações como as acima que a Nossa Caixa Desenvolvimento atua. Entre as linhas de crédito, a Agência de Fomento Paulista, disponibiliza as menores taxas do mercado para investimentos como a Linha Especial de Investimento, a LEI, para financiamento de aquisição de máquinas e equipamentos, de veículos utilitários e abertura de franquias com taxa de até 1,3% ao mês.

Já a linha de Financiamento ao Investimento Paulista, a FIP, é específica para projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico, meio ambiente e à eficiência energética, tem taxa de juros de 8% ao ano, mais correção pela IPC-FIPE, com prazo de até 60 meses, incluindo a carência (que varia de 6 a 12 meses). Para capital de giro a taxa é de 0,96% ao mês.

Linha emergencial
A Linha Emergencial para Recuperação Econômica, da Agência de Fomento Paulista, é exclusivamente para as pequenas e medias empresas atingidas pelas chuvas dos últimos meses, em municípios onde tenha sido decretado estado de calamidade publica ou situação de emergência pelo Governo do Estado. Em São José do Rio Preto, as empresas localizadas em áreas atingidas poderão obter o financiamento. O mesmo ocorre em São Luiz do Paraitinga, onde já foram realizadas reuniões com os empresários e as propostas de empréstimos já estão em andamento.

Para facilitar o acesso à Linha Emergencial, as empresas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões, podem utilizar o Fundo de Aval Paulista, FDA, que será o responsável pelas garantias da operação junto a Agência de Fomento.

Diferenças entre a Agência de Fomento Paulista e os bancos comerciais
A Agência de Fomento Paulista atua de maneira diferente de um banco comercial. Uma das vantagens para o empresário é que não há exigências de abertura de conta, nem há obrigatoriedade de contrapartidas. O empresário também não precisa se dirigir a um banco e sim encaminhar a sua documentação via entidade de classe, como, por exemplo, a Associação Comercial, para obter o limite de crédito. O modelo de negocio é mais rápido e focado na necessidade do cliente. Mais informações no site www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo