carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Afif participa da abertura de fórum estudantil na Faap



25/04/2011

Afif destaca importância do exercício de ações voltadas ao pensamento global

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, participou na última quarta-feira, 20 de abril, da abertura do VII Fórum Faap de Discussão Estudantil 2011. Promovido pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), entre os dias 20 e 23 de abril, no campus São Paulo, o evento teve como objetivo estimular o interesse de alunos do ensino médio por assuntos internacionais, por meio de simulações sobre o funcionamento de organismos das Nações Unidas.

Durante a cerimônia de abertura do evento, que também contou com a participação do embaixador Rubens Ricúpero, o vice-governador destacou a importância do exercício de ações voltadas ao pensamento global. “No momento em que a comunicação se torna cada vez mais rápida, é preciso pensar de maneira global. Somos cidadãos conectados. Por isso, é fundamental saber aplicar esse conhecimento como forma de melhorar a vida em nossa volta. É o chamado pensar global e agir local”, ressaltou.

Sob orientação de alunos dos cursos de Economia e Relações Internacionais da Faap, cerca de 450 estudantes do ensino médio de diversas escolas de São Paulo praticaram oficinas de definição de estratégias e resolução de conflitos. As escolas foram divididas em delegações, que representaram o corpo diplomático de um país em nove comitês de discussão:

Cerca de 450 estudantes do ensino médio participaram das oficinas do fórum

- Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU): O avanço petrolífero no âmbito da guerra civil: a Questão da Nigéria.

- United Nations Development Programme (UNDP): Discussing the 8th Millennium Development Goal: Develop a global partnership for development.

- Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC): Reunião ad hoc sobre comprometimentos futuros das partes do Protocolo de Quioto (COP 16).

- Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DSI): Tráfico Internacional de armas leves e pequeno calibre: caso dos morros cariocas.

- Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL): cooperar para desenvolver.

- Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR): Buscando soluções para a questão dos refugiados da guerra civil na Somália.

- Counter-Terrorism Committee (CTC) Confronting diamond trafficking and the threat of terrorism in the African continent.

- Conselho de Direitos Humanos (CDH): Direito dos Trabalhadores Imigrantes no Conselho de Cooperação do Golfo.

- Comitê de Comunicação.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo