Afif apresenta projetos da Secretaria no Vale do Ribeira

08/04/2011

Vice-governador ao lado de Geraldo Alckmin e do secretário Emanuel Fernandes

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Guilherme Afif Domingos, participou nesta sexta-feira, 8 de abril, no município de Registro, do encontro São Paulo Governo Presente: A Vez do Vale, que consiste numa ação conjunta de órgãos do Governo do Estado que trará benefícios para toda a região do Vale do Ribeira.

Afif reuniu-se em audiência com prefeitos e lideranças da região. Falou sobre prioridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e seus órgãos vinculados.

Ele lembrou os prefeitos da necessidade de incentivarem a adesão dos trabalhadores informais de seus municípios ao Microempreendedor Individual (MEI) – que possibilita a legalização a um baixo custo. “Prefeito empreendedor é prefeito formalizador”, frisou.

No âmbito da tecnologia, Afif ressaltou a importância dos investimentos no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). “Não podemos desperdiçar nossa tecnologia. Precisamos buscá-la aqui”.

Público do Vale do Ribeira lotou o auditório do conjunto KKKK em Registro

Na coordenadoria de Empreendedorismo e Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, da SDECT, que é voltada para o empreendedorismo e abriga a Junta Comercial do Estado de São Paulo, o objetivo vai ser dar sequência a processos de desburocratização, implementando-os em todos os municípios. “Os empreendeores não podem ser submetidos ao massacre da burocracia. Precisamos desatar esses nós”, constatou o vice-governador.

“O Vale do Ribeira é uma região estratégica, que precisa participar do boom do crescimento econômico”, disse Afif, que chamou a atenção para necessidades de investimento em cursos de qualificação e de uma política vigorosa para incentivo fiscal. “Vamos usar o fundo de desenvolvimento do Vale do Ribeira para equalizar a taxa de juros para mais empresas se instalarem aqui”. “Temos que pensar em ações poderosas junto com a sociedade”, finalizou.