Acordo oriental

30/01/2007

Foi lançado em 2007 o Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão, iniciativa coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Os objetivos centrais do Programa são a transferência de conhecimento e tecnologia, a busca do desenvolvimento sustentável e a diminuição de disparidades regionais e intra-regionais. As áreas de enfoque do projeto são: meio ambiente, indústria, desenvolvimento social, agricultura, saúde, transporte e energia.

Neste programa estão entre as possibilidades doação ou empréstimo de equipamentos, treinamento de pessoal no Japão, vinda de peritos japoneses, realização de cursos e workshops. Todas estas oportunidades estão divididas em 5 categorias de projetos, o Projeto de Cooperação Técnica, Estudo para o Desenvolvimento, Programa de Treinamento para Terceiros Países, Projeto Individual de Cooperação Técnica, Cooperação Tipo "Follow-up".

Para qualquer uma destas modalidades as propostas podem ser encaminhadas à ABC até 31 de março. A elaboração deve obedecer ao Manual de Orientação para Formulação de Projetos de Cooperação Técnica Internacional, disponível no site: www.abc.gov.br/abc/abc_ctrb_manuais.asp

O Manual do Programa de Cooperação Técnica Brasil-Japão também está disponível na web no endereço: www.abc.gov.br/intranet/Sistemas_ABC/siteabc/documentos/Brasil-Japao.pdf

Fonte: Assessoria de Imprensa / IPT