carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Acidente no Metrô



16/01/2007

São Paulo, 15 de janeiro de 2007

A Diretoria do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, informa, a respeito do acidente ocorrido na última sexta-feira, dia 12 de janeiro, nas obras da Estação Pinheiros do Metrô de São Paulo, que a definição dos trabalhos que servirão de base para produzir laudo completo será feita a partir de reunião de trabalho entre técnicos do IPT e do próprio Metrô. Serão definidos membros da equipe, escopo, ações e metodologia.

Os trabalhos técnicos deverão desenvolver-se fora do presente clima de emergência, natural diante da necessidade de atendimento prioritário às vítimas.

Atividades investigativas deste porte envolvem coleta criteriosa de informações. Para isso, são fundamentais documentos como vídeos, fotos, entrevistas, coleta de dados de instrumentação e do projeto, além de novas prospecções e ensaios laboratoriais e de campo. Após a coleta dos dados, iniciam-se as análises que serão feitas por especialistas. Dependendo da magnitude e especificidade desses dados, poderá haver consultoria de profissionais especializados de outras instituições nacionais e, mesmo, internacionais. Por princípio, a busca organizada pelo conhecimento é sem fronteiras. As análises procurarão apontar as causas e indicar medidas corretivas para evitar que acidentes desse tipo se repitam.

Finalmente, é importante lembrar que não existe uma causa única nesse tipo de ocorrência, mas uma sucessão de fatos que podem produzir verdadeiras tragédias. O IPT vai apurar com rigor cada informação para emitir resultados consistentes. Passado este momento emergencial, todas as informações relativas aos avanços nas apurações serão fornecidas exclusivamente pela equipe técnica do Instituto.

Fonte: IPT – Assessoria de Comunicação e Imprensa
João Garcia MTb. 13.465
Tel. 11 3767.4720

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo