Acelera SP leva mais de R$ 2,7 mi em investimentos

03/02/2012

Secretário assinou protocolo de intenções com a Unipontal para elaboração de plano (SDECT)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira (03), durante a 10ª edição do Acelera SP, em Pirapozinho, uma série de ações do Governo do Estado para a região. Entre as medidas, está a assinatura de um protocolo de intenções com a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Pontal de Paranapanema. Os estudos totalizam R$ 380 mil, sendo R$ 304 mil provenientes do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional e R$ 76 a contrapartida do consórcio.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação duas novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Narandiba e Presidente Prudente – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura, além da adesão de oito municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Também foi anunciada a criação do curso de Gestão Ambiental na Fatec de Presidente Prudente, a partir do segundo semestre de 2012, além de uma sala descentralizada para ensino técnico do Centro Paula Souza em Presidente Epitácio.

Foi confirmada a disponibilização de R$ 2,142 mi em recursos do Via Rápida Emprego para criação de 1020 vagas previstas para 2012 nos municípios de Alfredo Marcondes, Anhumas, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Rosana, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabai e Teodoro Sampaio. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Durante o evento, oito municípios aderiram ao Sistema Integrado de Licenciamento (SDECT)
Outro anúncio importante para toda a região de Presidente Prudente diz respeito à assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (UNIPONTAL), visando à elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Fortalecimento da Competitividade e Inovação. Esse centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Pirapozinho e a região de Presidente Prudente receberão a décima edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, são debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 32 municípios: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.