Acelera SP leva mais de R$ 5,8 mi para a região

07/02/2012

Secretário Paulo Alexandre anunciou ainda novas vagas do Via Rápida Emprego (SDECT)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta quinta-feira (9), durante a 12ª edição do Acelera SP, em Sorocaba, mais de R$ 5,8 milhões em investimentos para a realização de uma série de ações do Governo do Estado na região. Entre as medidas, foi assinado um protocolo de intenções com o Consórcio de Estudo, Recuperação e Desenvolvimento das Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso), que, entre outras coisas, vai permitir a elaboração de um Censo Industrial de Sorocaba e Região. O objetivo é elaborar um Planejamento Estratégico Regional, o que será feito com recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Cesário Lange, Salto de Pirapora e São Miguel Arcanjo – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura, além da adesão de 24 municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Além disso, o secretário anunciou a disponibilização de R$ 4,284 milhões em recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 2040 vagas previstas para 2012 nos municípios de Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Taquarivaí, Tatui, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Outro anúncio importante foi a liberação de R$ 500 mil, ainda este ano, para elaboração do Plano de Marketing e Atração de Empresas para o Parque Tecnológico de Sorocaba. O secretário Paulo Alexandre Barbosa confirmou também mais R$ 150 mil, a ser utilizado na realização do evento Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos, a ser realizado entre os dias 4 e 6 de junho e que marcará a inauguração oficial do Parque Tecnológico de Sorocaba.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir para o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O encontro tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, são debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destaca as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 45 municípios: Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Bonsucesso do Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Nova Campina, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Taquarivaí, Tatui, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.