Acelera leva mais de R$ 3,5 milhões para região de Franca

17/04/2012

Secretário, em pronunciamento, anuncia investimentos para a região de Franca (SDECT)

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta terça-feira, 17, durante o Acelera SP, em Franca, uma série de ações do Governo do Estado para a região que, somadas, ultrapassam R$ 3,5 milhões em investimentos. Entre as medidas, foi assinado protocolo de intenções com o COMAM – Consórcio de Municípios da Alta Mogiana, visando a elaboração do Planejamento Estratégico Regional. O estudo, orçado em R$ 300 mil, receberá recursos do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação de três novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Franca, Itirapuã e Ituverava – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura; a inclusão de Franca no Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem); além da adesão de dois municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), o que permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades.

Secretário assina termo do Patem, uma das principais ações que beneficiam a região (SDECT)

Na ocasião, o secretário Paulo Alexandre confirmou também a disponibilização de R$ 3,110 milhões em recursos do programa Via Rápida Emprego para criação de 1244 vagas previstas para 2012 nos municípios de Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jardinópolis, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Restinga, Sales Oliveira, Santo Antonio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Serrana. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Outro anúncio importante realizado foi a assinatura do protocolo de intenções com a Prefeitura de Franca, visando à elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Inovação. O centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

“O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir para o crescimento das diversas regiões do Estado”, explica o secretário.

Sobre o evento
Os encontros do Acelera SP estão percorrendo todo o Estado, dividido em 17 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a SDECT e os setores produtivos regionais. O município de Franca recebeu a 15ª edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da secretaria a curto, médio e longo prazos.

Dentre os temas, foram debatidas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.

Nesta edição foram contemplados 29 municípios: Altinópolis, Aramina, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, Santo Antonio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Serrana.