Abertas inscrições para vestibulinho das Etecs

05/10/2009

Vestibulinho das Etecs para o 1º semestre de 2010 oferece 64 mil vagas em 79 cursos (Arquivo/Ceeteps)

As inscrições para o vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2010 já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.vestibulinhoetec.com.br , até as 15 horas do dia 26 de outubro. O manual do candidato também está disponível para download. A taxa de inscrição do vestibulinho é de R$ 20.

No total, são oferecidas 64.009 vagas, o que representa um crescimento de 53,89% em relação ao 1º semestre de 2009 (41.592). Desse montante, 54.589 vagas são destinadas às 166 Etecs do Centro Paula Souza e 25 classes descentralizadas - unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec. São oferecidas ainda 3.350 vagas na modalidade semipresencial do Telecurso TEC. O exame será no dia 29 de novembro.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, são oferecidas 8.760 vagas para cursos técnicos em salas de 94 escolas estaduais e 660 vagas em nove Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital. As aulas serão ministradas por professores das Etecs no período noturno.

Novos cursos
Entre os 79 cursos técnicos oferecidos no vestibulinho para o primeiro semestre de 2010, seis são inéditos:

Eventos - Etec de Artes: 30 vagas à noite. Etec São Paulo: 80 vagas divididas entre os períodos da tarde e da noite, ambas na capital; Etec João Belarmino (Amparo): 40 vagas/noite;

Gestão Pública – classe descentralizada do Cepam Butantã (capital): 80 vagas, distribuídas entre os turnos da manhã e da noite;

Manutenção e Suporte em Informática – Etec João Batista de Lima Figueiredo (Mococa): 36 vagas à noite; e Etec Rosa Perrone Scavone (Itatiba): 40 vagas também à noite;

Mecatrônica Integrada ao Ensino Médio – Etec Jorge Street (São Caetano do Sul): 40 vagas em período integral;

Paisagismo – Etec Martinho Di Ciero (Itu): 35 vagas à tarde;

Processos Fotográficos – Etec de Carapicuíba: 40 vagas à noite.

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

Localização das escolas
As 25 classes descentralizadas que participam do processo seletivo estão localizadas em 14 municípios: Cotia, Francisco Morato, Ibaté, Itapira, Itararé, Ituverava, Mairinque, Nova Odessa, Olímpia, Peruíbe, Santa Isabel, Santa Rosa do Viterbo, São Paulo (Amadeu Amaral, Cepam Butantã, Jaraguá, Jardim Ângela, Paraisópolis, Parque Belém, Paulistano (Freguesia do Ó), Perus, Raposo Tavares, São Matheus, Uirapuru (Jardim Paulo VI) e Vila Madalena) e São Pedro.

Municípios onde estão localizadas as escolas estaduais que participam do processo seletivo: Americana (2), Andradina, Araçatuba (2), Araraquara, Araras, Avaré, Barretos, Bauru (2), Botucatu, Campinas (5), Capão Bonito, Carapicuíba, Casa Branca, Cruzeiro, Cubatão, Espírito Santo do Pinhal, Franca (2), Guarulhos (2), Ilha Solteira, Itapeva, Itu, Jaboticabal, Jales, Jandira, Jaú, Jundiaí (2), Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Lorena, Marília, Mirandópolis, Mirassol, Mococa, Ourinhos, Pereira Barreto, Pirassununga, Presidente Prudente (2), Ribeirão Preto, Rio Claro (2), Sales Oliveira, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Rita do Passa Quatro, Santo André (4), São Bernardo do Campo (4), São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo (22), Sorocaba (2), Taquaritinga, Tupã e Votorantim.

Relação dos CEUs da capital: Cangaíba, Capão Redondo, Chácara Dona Olívia, Guaianazes, Jardim Ângela, Jardim Anhanguera, Jardim Guapira, Pedreira e Vila Rubi.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.