Abertas inscrições para o Vestibular das Fatecs

02/05/2011

Inscrições deverão ser feitas apenas pela internet, no site Vestibular Fatec

As inscrições para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o segundo semestre de 2011 já estão abertas. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.vestibularfatec.com.br, onde também podem esclarecer dúvidas quanto a datas e normas fazendo o download do Manual do Candidato.

Serão oferecidas 10.860 vagas, distribuídas entre 60 cursos de graduação tecnológica gratuitos - o que representa um crescimento de 830 vagas em relação ao mesmo período do ano passado.

O prazo para as inscrições se encerra no dia 8 de junho e o exame será no dia 3 de julho. No ato da inscrição o candidato pode colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, desde que oferecido na mesma faculdade.

Novidades
Duas Fatecs, a do Tatuapé, na Capital, e a de Taubaté, passam a integrar o processo seletivo, oferecendo 160 e 80 vagas, respectivamente.

Do total de 60 cursos de graduação tecnológica que serão oferecidos, quatro são inéditos:
- Automação Aeronáutica e Estruturas Leves, na Fatec de São José dos Campos, ambos no período noturno, com 40 vagas cada; e

- Construção de Edifícios (tarde e noite) e Controle de Obras(manhã e noite, na Fatec Tatuapé, cada turma com 40 vagas.

Seis Fatecs vão ampliar os cursos oferecidos:
- Fatec Ipiranga – Eventos (40 vagas de manhã);
- Fatec Araçatuba – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas de manhã);
- Fatec Osasco – Gestão Financeira (80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite);
- Fatec São José do Rio Preto – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, à tarde);
- Fatec São José dos Campos – Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas, de manhã);
- Fatec Sertãozinho – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã);

Duas Fatecs vão implantar novas turmas em cursos já existentes:
- Fatec Catanduva – Gestão Empresarial (40 vagas de manhã); e
- Fatec Tatuí – Manutenção Industrial (40 vagas à noite).

Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibular, o candidato deve ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

As inscrições deverão ser feitas no período de 2 de maio a 8 de junho, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. Para se inscrever é necessário preencher a Ficha de Inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, está disponível para download gratuito também no site .

Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, o candidato afrodescendente deve fazer a autodeclaração no ato da inscrição.

O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se é engresso do ensino público. A comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (federal, estadual ou municipal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar ou da declaração escolar, contendo o detalhamento das séries cursadas e o nome da escola.

É indispensável que o candidato verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.