Abertas inscrições para Fatecs e Etecs

05/05/2009

As inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) para o 2º semestre de 2009 já estão abertas. Os interessados em conseguir uma vaga nas Fatecs poderão se inscrever até 27 de maio. Já para o exame das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), o prazo vai até o dia 29 de maio.

Os candidatos das Fatecs e Etecs poderão se inscrever para as provas via internet pelos sites www.vestibularfatec.com.br e www.vestibulinhoetec.com.br. O valor da inscrição do vestibulinho Etec é de R$ 20 e do vestibular Fatec de R$ 70.

Vestibular Fatec
Ao todo serão 8.085 vagas, distribuídas entre as 47 Fatecs, o que representa um crescimento de 930 vagas em relação ao mesmo período do ano anterior (7.155).

Desde o segundo semestre de 2008, o Vestibular das Fatecs oferece ao candidato, no ato da inscrição, a possibilidade de colocar como segunda opção um outro período do mesmo curso, sempre na mesma faculdade.

Diversos cursos de graduação tecnológica estão passando por uma atualização para se adequar ao Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Vestibular do segundo semestre de 2009 terá mudança no número de questões, serão 54, e no peso da prova. Além das 48 questões de múltipla escolha que abordam o núcleo comum do Ensino Médio -- das disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, química e português --, serão introduzidas 6 questões multidisciplinares envolvendo raciocínio lógico. Quanto ao peso da prova, sete conjuntos de questões terão peso 1 e dois conjuntos, peso 2, conforme o eixo tecnológico a que pertence o curso escolhido pelo candidato. A prova será constituída também por uma redação.

Escolas Técnicas
As Etecs vão oferecer 41.999 vagas para 66 cursos técnicos – o que representa um crescimento de 22,99 % em relação ao mesmo período do ano passado (34.147 vagas).

Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) – confira aqui a relação com os nomes atuais dos cursos.

A novidade deste ano é da Etec de Artes, localizada no Parque da Juventude (Capital), que vai implantar dois novos cursos técnicos: Canto e Regência. Participam do Vestibulinho 153 das 157 Etecs e oito classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec).

Inclusão Social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição. O direito é válido tanto para os candidatos das Fatecs quanto das Etecs.

Para os candidatos que vão prestar o vestibular da Fatec, a comprovação de que cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública (municipal, estadual ou federal) será exigida no ato da matrícula por meio da apresentação do histórico escolar. Para os que vão fazer o exame da Etec o mesmo procedimento deverá ser realizado, comprovando que cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal.

Para outras informações acesse o site www.centropaulasouza.sp.gov.br.