52º Congresso Estadual de Municípios

07/04/2008

Neste sábado (05/04), o vice-governador e secretário do Desenvolvimento Alberto Goldman esteve na Baixada Santista para prestigiar a Sessão Solene de Encerramento da 52º edição do Congresso Estadual de Municípios. Organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), o congresso teve como tema "Municipalismo: Respeito e Compromisso" e contou com a presença de Marcos Monti, Presidente da Associação Paulista de Municípios, e do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa.

O Congresso Estadual de Municípios tem o objetivo de aproximar os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, dirigentes municipais, responsáveis pelas gestões públicas municipais e técnicos do Governo do Estado e da União, responsáveis pelas políticas públicas. Caracterizado pela reunião anual de toda a classe política de nosso Estado, o congresso é organizado pela Associação Paulista de Municípios (APM), que é a Associação Municipalista Estadual mais antiga do país e completará 60 anos de fundação em 2008.

O vice-governador, durante seu discurso, fez questão de “fazer uma homenagem especial ao companheiro e amigo Rubens Lara, que nos perdemos há poucos dias atrás. Ele sem falta estaria certamente aqui do nosso lado como sempre esteve em todos os eventos importantes, especialmente aqui na Baixada.” Um dos fundadores do PSDB, Rubens Lara faleceu no dia 13 de março. Ocupava atualmente os cargos de assessor especial do governo de São Paulo e diretor-executivo da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista). Alberto Goldman também fez questão de cumprimentar o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab. “Com muito orgulho digo que sou morador do Estado de São Paulo, e essa administração Serra e Kassab é a melhor administração dos últimos tempos na cidade. É com muito orgulho que digo isso, com muito orgulho posso afirmar que participei dessa estruturação, dessa aliança, e espero com muito empenho que essa aliança permaneça”, ele disse, “é o meu desejo e é o desejo da cidade de São Paulo”.

Falando para um público composto principalmente por prefeitos de municípios paulistas, Alberto Goldman ressaltou a importância de priorizar a administração pública, em detrimento dos interesses político-partidários. “Quando vou tratar de alguma questão relativa ao município, eu não pergunto ao prefeito de que partido ele é, eu não pergunto de que facção ele é e não pergunto com quem ele esta”, ele disse, “tenho que respeitar o prefeito da cidade, por que ele foi eleito pelo povo da cidade portanto tenho que respeita-lo como quero ser respeitado, como vice-governador, e como o governador Serra quer ser respeitado, como governador do seu estado, independentemente do partido a que pertence.”

Para Goldman, “o município tem uma importância fundamental, mais do que qualquer ente estadual ou federal, na vida e no dia-a–dia das pessoas. O prefeito tem essa liderança política no seu município que lhe foi dada pela população, e é ele que tem que responder a todo o momento ao cidadão, por isso a participação dos municípios e dos prefeitos na vida política e administrativa do país é essencial.” Por, isso, o vice-governador considera importantíssima a participação dos prefeitos nesses eventos. “Queremos continuar a desenvolver nosso estado pelo beneficio do povo paulista e pelo beneficio do povo brasileiro. Esse é nosso papel”, ele concluiu.