carregando...

Notícias

Notícias

51 anos do Ipen



27/08/2007

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realiza, na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto, às 16 horas, cerimônia comemorativa pelos seus 51 anos de fundação, com a presença de autoridades federais e estaduais. Durante a semana de 27 a 31 de agosto, outras atividades estão programadas, como homenagens aos servidores com 20 anos de trabalho, palestras, apresentação cultural.

Anualmente, o título Pesquisador Emérito é concedido a uma personalidade que tenha se destacado por sua atuação no Ipen, contribuindo para torná-lo uma das instituições de destaque na área de ciência e tecnologia. A homenagem deste ano (póstuma) será feita ao professor Rômulo Ribeiro Pieroni, médico, bacharel e doutor em física, cientista pioneiro no Brasil em medicina nuclear, que ingressou no instituto em 1957 e se tornou superintendente em 1963, até 1979. Pieroni foi responsável pela expansão e consolidação do instituto em vários setores, investindo na formação de pessoal, no Brasil e no exterior, e incentivando a publicação científica do trabalho dos pesquisadores.

No próximo mês de setembro, o reator nuclear de pesquisas IEA-R1 completa cinco décadas de operação. A instalação, em torno da qual a instituição se originou e se desenvolveu, é utilizada na produção de radioisótopos utilizados em medicina nuclear, irradiação de amostras de interesse para a indústria e agricultura, testes de materiais e pesquisas diversas.

Programação
Na terça-feira, dia 28, às 14 horas, será apresentada a palestra Segurança, Meio Ambiente e Opinião Pública, pelo pesquisador do Ipen Afonso Rodrigues de Aquino. No dia 30, quinta-feira, às 9 horas, o chefe da operação do reator, Roberto Frajndlich, profere palestra sobre os 50 anos do IEA-R1. Às 14 horas do mesmo dia, o grupo Rasananda realiza apresentação de dança clássica indiana. No dia 31, às 10 horas, acontece a homenagem aos servidores que completam 20 anos de instituição.

As palestras e a apresentação de dança serão realizadas no auditório “Rômulo Ribeiro Pieroni”, no instituto, abertas ao público. O Ipen fica na Avenida Professor Lineu Prestes, 2242, Cidade Universitária, USP.

Fonte: Ipen – Assessoria de Comunicação

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo