50 anos da Toyota no Brasil

31/01/2008

A Toyota do Brasil comemorou nesta quarta-feira (30/01), na Sala São Paulo, seu aniversário de 50 anos no país. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, acompanhado do secretário-adjunto Luciano Tavares de Almeida, e do coordenador de Promoção de Investimentos Sérgio Queiroz, participaram da celebração do cinqüentenário da Toyota no Brasil.

O governador José Serra lembrou em seu discurso que os 50 anos da Toyota no Brasil significam também 50 anos da empresa em São Paulo, lembrou ainda os cem anos da imigração japonesa no Brasil e classificou a Toyota como um importante exemplo do que os japoneses têm feito pelo país. “Esta celebração de hoje representa a confiança histórica que a Toyota deposita ao Brasil, aos brasileiros, em especial à São Paulo. Ela é digna das melhores tradições japonesas no nosso país”, disse o governador.

A celebração dos 50 anos também contou com a participação do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, do Prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab, o presidente honorário da Toyota Shoichiro Toyoda, a governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crussius, e o Encarregado de Negócios da Embaixada do Japão.

O Presidente honorário da Toyota Shoichiro Toyoda, contou a trajetória da empresa no Brasil desde sua chegada em 23 de janeiro de 1958. “Neste ano coincidentemente comemora-se o centenário da imigração japonesa no Brasil e nós da Toyota queremos contribuir para o desenvolvimento cada vez maior da comunidade nipo-brasileira”.

Para o Encarregado de Negócios da embaixada do Brasil, a Toyota é a representante do estreitamento da relação entre os dois países. O prefeito Gilberto Kassab saudou a presença do vice-governador Alberto Goldman e agradeceu o Japão por acreditar nas qualidades do Brasil e nessa parceria que começou na cidade de São Paulo.

O presidente Lula aproveitou a oportunidade para dizer que a Toyota é uma grande parceira do Brasil, capaz de produzir carros de qualidade com responsabilidade ambiental, e que pode convencer outros empresários japoneses à utilização do etanol, trazendo mais parcerias para o país.

A Toyota do Brasil começou suas operações em janeiro de 1958 com um escritório no centro da cidade de São Paulo, e sua primeira linha de montagem foi instalada na cidade de São Bernardo, onze meses depois.

A comemoração dos 50 anos da Toyota do Brasil contou ainda com show dos músicos Milton Nascimento e Toquinho.