4ª Conferência do Sudeste será realizada em Vitória-ES

12/03/2010

Evento precede a conferência nacional, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio

Com o objetivo de elaborar diretrizes para a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) da Região Sudeste reúnem-se nos próximos dias 30 e 31 de março, em Vitória-ES, para a realização da 4ª Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação, com o tema “Política de Estado de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Consecti e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Com ênfase na Região Sudeste, o tema central do encontro é a consolidação de um sistema nacional articulado, que promova a efetiva cooperação entre os âmbitos federal, estadual e municipal. O evento faz parte de uma série de encontros regionais, que antecedem a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Brasília. As conferências regionais servirão como mecanismo de preparação para a conferência nacional.

Os principais eixos temáticos que estão na pauta da conferência regional são: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

O encontro contará com a participação de autoridades técnicas governamentais ligadas à área de C,T&I de todos os estados da região sudeste, além de empresários e membros da comunidade científica e acadêmica. Outras entidades também terão participação fundamental no debate, como o Conselho Nacional de C&T (CCT), a Academia de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Fórum Nacional de Secretários Municipais de C,T&I.

De acordo com os organizadores do evento, a definição e a implementação de atividades em áreas estratégicas permitem aprofundar as oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico, especialmente nas tecnologias avançadas, que são relativamente mais férteis em possibilidades, contribuindo para o aumento da competitividade nacional no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação.

4ª Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 30 e 31/03/2010