carregando...

Notícias

Notícias

2ª turma de intercambistas já está nos EUA



04/04/2011

Primeira turma de intercambistas teve aproveitamento destacado no curso

Mais 125 alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) embarcaram no último sábado, 2 de abril, para os Estados Unidos pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Os estudantes passarão um mês aprendendo inglês com as despesas pagas nas cidades de Chicago, Portland, Seattle e San Francisco. Nesta segunda-feira, 4 de abril, estão previstos os exames para apontar o nível de domínio do inglês de cada intercambista. As aulas começam na terça-feira.

Todos os participantes ficam hospedados em casas de famílias americanas, em contato com a cultura e a vida local. Ao todo, o programa oferecerá 500 bolsas de estudo para estudantes aprenderem inglês e 100 para professores aprimorarem o ensino do idioma. Além do curso intensivo de quatro semanas, a bolsa inclui passagem aérea, hospedagem, traslados, seguro saúde e uma ajuda de custo de 400 dólares. O governo do Estado investiu R$ 5,8 milhões no programa.

A primeira turma que participou do intercâmbio retornou ao Brasil há uma semana. Os 125 estudantes tiveram desempenho destacado no curso de inglês. Na turma do Instituto de Tecnologia de Illinois (Chicago), por exemplo, alguns conseguiram evoluir mais de 20 pontos em relação ao primeiro teste. De acordo com a direção da escola, esse resultado foi notável, uma vez que a maioria dos intercambistas demora dois ou três meses para atingir esse grau de evolução. Dicas de viagem, dia-a-dia dos alunos e curiosidades sobre as cidades americanas relatadas pelos próprios alunos estão disponíveis no endereço http://centropaulasouza.tumblr.com.

Inscrições abertas
As inscrições para fazer parte da próxima turma de intercâmbio no 2º semestre de 2011 já estão abertas. Serão oferecidas 250 bolsas. Metade dos selecionados embarca em setembro. Os demais viajam em outubro.

Para participar, é preciso estar no último semestre de curso técnico ou tecnológico do Centro Paula Souza. Será oferecida uma vaga por unidade (Etec ou Fatec). O critério de escolha é a melhor média do aluno desde o início do curso até o 2º semestre de 2010.

Informações, regulamento e inscrições estão disponíveis no endereço: http://intercambio.fatgestao.org.br/inscricao.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo