carregando...

Notícias

Notícias

15ª edição do Café com Energia



10/05/2007

Foi realizada nesta quinta-feira (10/05), com promoção da Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), a 15ª edição do “Café com Energia”. O evento visa a sinergia dos projetos de desenvolvimento dos Estados do Sudeste associados ao setor de óleo e gás.

Participaram da reunião o vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, o secretário de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, Guilherme Dias, o secretário de Desenvolvimento, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Lacerda, o diretor da Onip, Eloi Fernandez e o diretor da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Eduardo Eugênio Gouveia Vieira.

Os participantes discutiram o panorâma energético no Brasil e ressaltaram a importância do debate e interação entre os diversos setores públicos e privados. O secretário Júlio Bueno afirmou ser missão dos Estados darem continuidade ao processo de abertura dos setores de petróleo e gás e disse que nos próximos quatro anos os investimentos deverão ser da ordem de 5 a 8 bilhões de reais.

Guilherme Dias lembrou a impotância de se discutir a Lei do Gás, que tramita no Congresso, e reafirmou o papel dos participantes. “Nossa mobilização política é fundamental para o avanço do setor”, afirmou. Por fim, o vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman, salientou a importância da articulação entre as diversas instituições. “Nos quatro Estados temos importantes instituições de pesquisa que podem ser articuladas em trabalhos conjuntos, visando inovação e competitividade”. Sobre a questão tributária Goldman foi incisivo: “os setores de desenvolvimento devem se mobilizar sobre a questão tributária de forma conjunta. A guerra fiscal não faz bem a ninguém”.

A indústria de gás e petróleo é fundamental no desenvolvimento econômico do país, sendo São Paulo o maior fornecedor de bens e serviços do setor. O Estado, além de contar com o maior número de empresas cadastradas na Onip e na Petrobrás tem elevados investimentos programados para a área de exploração e produção, incentivados principalmente pela recente instalação da Unidade de Negócios da Bacia de Santos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo