carregando...

Notícias

Notícias

Jucesp leva Via Rápida Empresa para o Congresso da AMA



21/10/2013

A autarquia vai apresentar um painel sobre o Via Rápida Empresa, programa que permite a        
 abertura de uma empresa em até 5 dias, e ainda terá um estande no evento
    

O Via Rápida Empresa será tema de um dos painéis do VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), de 23 a 25 de outubro, em Olímpia (a 390 quilômetros de São Paulo). O painel integra a programação do evento com a palestra do subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de  São Paulo, Ernesto Vega Senise, no dia de abertura (23/10), às 16 horas. É a primeira vez que a Jucesp participa do Congresso da AMA.                                                        
                                                                                                
 O Via Rápida Empresa é um programa do governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, num trabalho conjunto entre a Jucesp e a Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa, que permite ao empreendedor reduzir o tempo para abrir uma empresa de baixo risco para até cinco dias. O  programa oferece serviços de registro empresarial, inscrições tributárias e licenciamento de   
 atividades.                                                                                    
                                                                                                
 Durante o Congresso, Senise apresentará, num painel de aproximadamente 45 minutos, a expansão e evolução do Via Rápida Empresa,que já integrou todos os 645 municípios paulistas ao Módulo Estadual de Licenciamento. O sistema foi expandido, disponibilizando para o cidadão empreendedor a possibilidade de emissão das licenças estaduais de forma integrada e totalmente on-line, para empresas de baixo risco.                         
                                                                                                
  “Além da redução da espera, o sistema possibilita a economia de gastos com deslocamentos,  autenticações de documentos, tornando o processo menos burocrático. O Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa veio agilizar, desburocratizar e facilitar a vida do empreendedor”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.                                                           
                                                                                                
 O licenciamento eletrônico elimina a peregrinação que o futuro empresário precisava fazer pessoalmente de instituição em instituição para conseguir as licenças para registrar sua empresa, já que houve a integração dos órgãos estaduais. Hoje, somente depois de todo o processo concluído, é que será necessário se deslocar até a prefeitura da cidade em que instalará seu empreendimento, para fazer a análise de viabilidade. “Todas as demais etapas foram feitas eletronicamente sem sair de casa ou do escritório”, ressalta Senise.              
                                                                                                
 Para o presidente da Jucesp, Armando Luiz Rovai, o Módulo Estadual de Licenciamento veio trazer mais agilidade aos serviços prestados pela autarquia. “Participar deste Congresso é uma forma de aproximar o cidadão da Jucesp, divulgando os serviços oferecidos pela entidade, que  recebe 5 mil documentos por dia. Vamos ainda mostrar como o governador Geraldo Alckmin e o secretário Rodrigo Garcia têm trabalhado para melhorar a vida do empreendedor”, informa Rovai. 
                                                                                                
 No estande da Jucesp, terá a exibição de um vídeo explicativo com o passo a passo para a abertura de empresas por meio do Via Rápida Empresa. O presidente da Jucesp Armando Rovai também estará presente no dia 25, acompanhando o secretário e para receber os responsáveis pelos escritórios e postos de serviço da autarquia – unidades conveniadas, operadas por entidades sem fins lucrativos, destinadas a oferecer opções de locais de atendimento aos usuários – na região Noroeste do Estado.                                                       
                                                                                                
 A Jucesp                                                                                       
 A Jucesp foi criada em 1890 e é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas do Estado de São Paulo. No ano passado, o órgão foi transformado em autarquia especial. “Temos trabalhado para promover a desburocratização e a integração para legalização e consolidação do uso da internet nos procedimentos de registro, como contrato padrão e certificação digital”,  ressalta o presidente Rovai.                                                                   
                                                                                                
 Serviço                                                                                        
 VII Congresso de Municípios do Noroeste Paulista                                               
 Palestra: A Evolução do Via Rápida Empresa                                                     
 Local: Thermas dos Laranjais – avenida do Folclore, 1.543 – Olímpia/SP                         
 Dia: 23 de outubro de 2013                                                                     
 Horário: 16 horas                                                                              

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo