carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Famerp

Famerp A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) foi criada em 1968, depois de uma intensa mobilização regional para a instalação de uma faculdade que oferecesse cursos na área da Saúde na região. Tornou-se um órgão estadual em 1994 (Lei nº 8889, de 27/09/1994).

A Famerp oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem. Foi recentemente considerada a 2ª maior instituição isolada do País em produção científica por docente doutor.

A Famerp conta ainda com Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde stricto sensu (mestrado e doutorado) com avaliação 5 pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Hospital de Base, hospital de ensino da Famerp, é um dos maiores do País e realiza procedimentos de elevada complexidade, incluindo transplantes de fígado, coração e medula óssea. Atende a pacientes de centenas de municípios e de vários estados brasileiros. A Famerp oferece 32 programas em Residência Médica e 14 para aprimoramento, além de dezenas de cursos de especialização lato sensu.

O trabalho desenvolvido no campo da pesquisa é intenso. A instituição avança em estudos de cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, biologia molecular, genética humana e médica, transplantes, autismo, doenças neuromusculares, virologia e malária. Sua atuação pode ser avaliada pelo número de publicações científicas e participações/prêmios em congressos nacionais e internacionais.

O Laboratório de Pesquisa em Virologia da Famerp está integrado ao Estado via Fapesp, estudando e pesquisando avanços para diagnóstico molecular de muitas doenças. O Centro de Experimentação Animal abrigará biotério e diversos novos laboratórios de pesquisa.

O complexo Famerp - Hospital de Base conta também com ampla Biblioteca, Hemocentro, Ambulatório, Emergência, Pronto Socorro Municipal, Unidades Básicas de Saúde, Serviço de Verificação de Óbitos e Sala de Informática. Está em construção no campus o Hospital da Criança com oito pavimentos e 200 leitos, um dos maiores do País especializado no atendimento infantil em todas as complexidades.

Os alunos contam com vários programas sociais de apoio e ainda ampla área esportiva com ginásio de esportes, piscina, quadras poli-esportivas, quadras de tênis e campo de futebol oficial. São ainda oferecidas bolsas de iniciação científica anuais, tanto próprias como em parceria com o CNPq.

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)

Diretor-geral: Dulcimar Donizeti de Souza
T + 55 (17) 3201 5700
F + 55 (17) 3229 1777
www.famerp.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo